20090613

As Mais Belas Eleições do Mundo


Imagem do KAOS
Dedicado a um montão de pessoas que não posso enumerar, porque não cabem aqui... Obrigado
Nada há de mais maravilhoso, numas eleições, do que a Abstenção. Ela representa aquilo que, no falar comum, indica estar-se a mandar à merda o Sistema, sem rodeios, e por atacado.
Não foi por acaso que os cágados e os dinossauros do Regime imediatamente lançaram as mãos à cabeça, quando a coisa subiu para níveis insuspeitados.
Meus amigos, em Democracia, não há níveis insuspeitados, e o ideal seria que ninguém tivesse posto os pés nas Europeias, para que, no hemiciclo de Estrasburgo, de repente, uma multidão de eleitos olhasse para um molho de cadeiras vazias, e perguntasse, "mas o que é que sucedeu ali?...", e logo se ergueriam as atávicas vozes, a clamar, "ali houve uma coisa, de seu nome, outrora, Portugal, e que, hoje, para mais nada serve do que ser uma bandeira de conveniência, para o Crime Organizado poder continuar a singrar..."
Curiosamente, em 2009, os candidatos com perfis e carismas mais interessantes situavam-se do Centro para a Direita, e cito-os, com algum orgulho: Nuno Melo, o excelente próximo líder do CDS/PP, e Paulo Rangel, um daqueles que, em muitos dos últimos anos, talvez por ter um ar de gajo que nunca cresceu, me não fez virar a cara imediatamente para o lado.
O Eduardo sabe que lhe fiz um voto com dedicatória, num dia complicado da minha existência...
À Esquerda, Louçã é um brilhante orador, embora tema que as missas laicas o lancem para os braços de um PS em desespero. Já estou, como alguém alguma vez disse, o Bloco de Esquerda devia chamar-se apenas Bloco e preocupar-se mais, como tem feito, com uma minuciosa e eficaz remoralização da Vida Pública. E fazer uma severa limpeza interna dos oportunistas que por lá garimpam. Quanto às Ideologias, era mandá-las diretamente para o Das Caldas, porque nós vivemos na Era do Civismo, e não das prateleiras dos cadáveres das Ideias.
O PCP tem, e suponho que desta vez o perceberá, de arranjar um candidato com nível europeu, em vez de insistir numa gaja com ar de mulher a dia para nos representar lá fora: bem basta que, quando se fala em Portugueses, ainda venham as célebres "concièrges" de Paris (a última deixou a casa do meu amigo Julien, para ser substituída por dois seguranças, mas suponho que isso faça parte da decadência das grandes urbes europeias. Brevemente, todos viveremos dentro, ou à porta, de condomínios fechados. Adorável Europa...)
Vital Moreira merece um lugar à parte.
Do meu humilde ponto de vista, representa o Nojo do Nojo, e apanhou nos cornos com uma altíssima subtileza, como, suponho, só as Mais Belas Eleições do Mundo lhe poderiam ter dado. Aquele partido, que, outrora se chamava Partido Socialista, e que hoje é o feudo dos Pedófilos, dos Maçóniços, das Bichas Morte-em-Veneza e dos jovens abutres sem excrúpulos, quando nós pensávamos já ter batido no fundo, na efígie do Homem de Plástico do Heron-Castilho, ainda conseguiu arranjar uma epígrafe para a efígie do Asco, que foi ir buscar aquele subproduto de cabeleireiros rascas, o Renegado, para quem já estava enojado finalmente poder vomitar-lhe, e vomitaram-lhe, e bem, com vinte e tal por cento em cima. Espero -- e agora é o meu lado profundamente humano a falar -- que o PS seja justo com Vital Moreira, e assim como arranjou uma política de proximidade com as Saunas "Gay", para Carrilho, e um acesso de 4 estações de "Métro", para aquelas famílias miseráveis "du XIII ème", de extensa prole muçulmana, para Ferro Rodrigues, também dê a Vital Moreira uns fundos "freeportianos", para abrir um cabeleireiro de caniches, em Chipar de Baixo, de onde nunca devia ter saído. Nisso, o PSD foi muito generoso, já que deu a Rita Seabra uma Editora, quando ela não merecia mais do que uma esfregona e um balde, para tratar das escadas de tanto prédio devoluto de Lisboa...
Resumindo o que aconteceu no dia 7: Santo António, afinal, não era o "Quebra Bilhas" de que tanto se falava, mas, há, e isso só se saberá quando se recuperarem as caixas negras do AF 447, uma forte probabilidade de ter sido mais uma metempsicose histórica do célebre Heterossexual Passivo. Deus quis que fosse santo, nesta real impossibilidade de quebrar bilhas, e sobretudo na dignidade que teve, ao longo da vida, de não deixar que lhe quebrassem adele, ao contrário de António Calvário e Artur Garcia, que, ontem, nas Marchas, mostraram estar em plena forma, cheios de dois e três amores, como o Marco Paulo... ah, mas eu estava era a falar de Eleições, e o que sucedeu no Dia 7 foi um genial gesto de Civismo: dois movimentos, os daqueles que, maduramente, perceberam que a forma mais elementar de assustar o Papão do Autoritarismo era enconstarem-se ao Bloco mais forte, e pregarem-lhes um susto, chamado PSD, que, por mais esfrangalhado que esteja, se mostrou à altura de uma renascença democrática; o outro, ainda mais subtil, foi o daqueles que disseram "NÃO" ao Partido de Sócrates, recostando-se, confortavelmente, nas suas zonas de emocionalidade política, e de aqui um sincero abraço de parabéns aos eleitores do Bloco, do PCP, do CDS/PP, e das forças de menor expressão: todos vocês deram um exemplo de espantosa maturidade democrática, ao mostrar, que, um dia, será impossível fazer Maiorias, sem, pelo menos, três partidos decentes...
Venha depressa esse dia...
O meu último carinho é uma citação de Laura "Bouche", que tantas vezes me diz que aquilo de que precisamos não é de mudar de Governo, é de mudar de Povo. Estas Eleições vieram mostrar que isto é quase verdade: basta que 60% desse Povo fique em casa, em dia de votar, 20% a olhar para os milhões de Cristiano Ronaldo -- num Mundo normal, não era imediatamente aberta uma investigação, para saber quem é esse Presidente do Real Madrid, e dos Bancos que estão por detrás dele?... Mas quem sou eu para pedir uma coisa dessas, numa terra onde se sabe que o Caso Heron-Castilho está nas mãos de uma gaja casada com um mafioso procurado internacionalmente?... --, outros 20% a irem de joelhos, a Fátima, e os restantes, à falta de Fado, a consumirem "pastilhas" nas discotecas nacionais, "ad aeternum".
Para dizer verdade, talvez ainda devessem ficar em casa mais uns pózinhos percentuais: uma abstenção de 70% talvez, finalmente, pudesse começar a revelar resultados eleitorais à altura de uma Comunidade de cariz Europeu, no início do séc. XXI.
Maturidade.

(Pentagrama do ó meu rico santo antoninho anda cá quebrar-me a bilha, porque eu estou tão precisado..., no "Arrebenta-SOL", no "A Sinistra Ministra", no "Democracia em Portugal", no "KLANDESTINO", e em "The Braganza Mothers")

20090610

A luta dos professores continua: é preciso denunciar o novo modelo de gestão unipessoal e anti-democrático das escolas


O Ministério da Educação divulgou os resultados do desenvolvimento do processo de gestão, fazendo saber que 975 directores já estariam escolhidos, dos quais 155 já teriam data marcada para a tomada de posse.

Acontece que o modelo de direcção e gestão que foi imposto deve ser combatido nos planos político-institucional, jurídico e reivindicativo por todos os professores por se revelar um modelo autocrático e anti-democrático que não se inspira no ideário da democracia escolar.

Neste último plano, a FENPROF lançou nas escolas, junto dos professores, um postal que está a ser subscrito e cujo teor é o seguinte:

"Exmº Senhor Primeiro-Ministro
Venho desta forma reafirmar a minha forte oposição ao modelo de direcção e gestão das escolas e agrupamentos que o Governo está a impor com a aplicação do Decreto-Lei 75/2008.
A Democracia na direcção, gestão e organização das escolas portuguesas é património do regime democrático conquistado com o 25 de Abril e encontra consagração na Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo.
Considero inaceitável que, ignorando as posições expressas pelos professores, pelas suas organizações representativas e pela generalidade dos mais reputados especialistas em administração escolar, o Governo tenha decidido dar um rude golpe num dos mais importantes pilares da Escola Pública Portuguesa - a sua vida e organizações democráticas."

Estes postais serão entregues, na residência oficial do Primeiro-Ministro no próximo dia 18 de Junho, pelas 11.00 horas, em acção a divulgar, oportunamente, com mais pormenores.


Assinem e enviem este postal para a residência oficial do primeiro-ministro exigindo a reposição da Gestão Democrática das Escolas e contra a gestão unipessoal e autocrática das escolas através da imposição da figura do Director ( ex-Reitor dos antigos Liceus)


20090605

O CANAL DO BININHO

Imagem daqui


ESTE HOMEM É UM PRODÍGIO!
JÁ ESTOU A IMAGINAR TODA A FAMÍLIA À VOLTA DOS MAGALHÃES DOS PIQUENOS A VEREM O "EU SHOW BINO"!

Vota PS se queres trazer para a escola pública a excelência da Universidade Independente! ...ou PSD se queres ter mais do mesmo!


Há por aí muita gente ingénua que pensa que as eleições vão resolver alguma coisa!
Pura ingenuidade!


Se as eleições servissem para mudar o sistema institucionalizado ( neste caso, o rotativismo clientelar PS/PSD) já há muito que os responsáveis pelo estado a que isto chegou teriam inventado algum pretexto para ter acabado com as eleições que lhes retirassem os privilégios que são próprios das elites dominantes.


Imperativo é mesmo tomar consciência social e política da maneira como as elites económicas e políticas (que até são medíocres, as mais das vezes) garantem a sua permanente reprodução social na direcção de um país ou sociedade.


E, no limite, o importante é reivindicar a democracia participativa, reforçar a acção e a intervenção social da sociedade civil, em vez de alimentarmos a ilusão que as eleições ( a eleição dos tais representantes/deputados) vão alterar alguma coisa.


A realização de eleições não significa que temos uma democracia .
É que Democracia significa, literalmente, o poder do povo, para o povo e pelo povo.


AGIR EM VEZ DE ELEGER

PARTICIPAÇÃO EM VEZ DE REPRESENTAÇÃO

PARTICIPAÇÃO (de todos os cidadãos) EM VEZ DE REPRESENTAÇÃO ( pelos deputados/delegados escolhidos, mas cujo mandato político é um cheque em branco no escuro..., e depois é o que se vê...)

20090602

QUANDO ELA ABRE A BOCA... ACONTECE O QUE SE SABE...

Imagem daqui
Sim, ela lá esteve, com o reguito das mamas a aparecer (acabei de poder ter tamanha visão na T.V.)
Leia-se no Destak
Donde realço: «... mas isso não significa que os professores são incompetentes. Essa conclusão não se pode retirar»
A única incompetente será quem todos nós estamos a pensar!

A SINISTRA QUE SONHA COM "VOTOZINHOS"


Sinistra da DESEducação no Parlatório
LULU, A SINISTRA, FOI ATÉ AO PARLATÓRIO, COM SEU AR DE PÊSSEGA MELADA, DEITAR AS GARRAS DE FORA E DIZER QUE QUER IR CONTAR "VOTOZINHOS" NOS PRÓXIMOS ACTOS ELEITORAIS. ACRESCENTOU AINDA QUE, SE DEPENDESSE DELA, CONTINUARIA "AD ETERNUM" COM A PEÇONHA DO CARGO QUE NESTES ÚLTIMOS QUATRO ANOS A CATAPULTOU PARA O TOP DOS MINISTROS MAIS ODIADOS DO BURGO.
Notícia TSF
É CASO PARA DIZER QUE O ESTURPÍCIO SEMPRE ESTÁ A SONHAR UM BOCADITO MAIS ALTO, SE ATENDERMOS A QUE HÁ UNS TEMPOS ATRÁS LHE BASTAVA COLAR SELOS E PÔR CINTAS EM JORNAIS POR SER UMA TAREFA QUE NÃO EXIGIA MAIS DO QUE AQUILO QUE ELA PODIA DAR... (LEMBRAM-SE?)

20090531

SEMPRE COM O ESTURPÍCIO AO COLO


"A ministra da Educação esteve presente no comício. O primeiro-ministro falou por ela e elogiou aquela que considera ser a reforma mais conseguida deste Governo socialista. Foi claro o eco da manifestação dos professores em Lisboa."
No DN Online
Sempre amparando a triste para ela não sucumbir nas suas perninhas flácidas e fragilizadas.
Para quem estiver interessado no resto do bláblá de campanha:
Sócrates diz puta a Vital Moreira... (perdão que me enganei!...)
Foi muito esturpício junto de uma vez!

80.000 professores na rua chumbam o governo de Sócrates e Lurdes Rodrigues e a sua política de converter professores em simples recursos ministeriais





Numa demonstração de enorme dignidade e de resistência cívica aos desmandos prepotentes da Maioria Absoluta do Partido Xuxialista ( não confundir com Socialismo e Solidariedade) do «inginheiro» Sócrates e da sua inseparável ( e inqualificável) ministra da (des)Educação Lurdes Rodrigues, mais todos os só-cretinos que os apoiam, cerca de 80.000 Professores e Educadores de todo o país estiveram ontem na rua em Lisboa para dizer NÃO a esta política (des)educativa, em especial o Estatuto da Carreira Docente e o Modelo autocrático de Gestão das Escolas em vias de implementação.

A realização de mais esta grande manifestação constitui uma prova inequívoca da rejeição de toda uma classe profissional pelas orientações políticas do actual Governo de Sócrates/Lurdes Rodrigues e um sintoma do mal-estar, descontentamento e divergência da população em geral face às decisões e medidas tomadas pelo governo e o Partido que o sustenta.

A luta dos professores, ao longo dos últimos tempos é também um exemplo a ser levado em conta por todos os trabalhadores assalariados em defesa dos seus direitos e pela dignificação da sua profissão contra os abusos de poder e as interferências estranhas que nos querem impingir em nome do todo-poderoso mercado, e dos seus subprodutos ideológicos (ex: concorrência, competição, gestão unipessoal, avaliação de competências, hierarquização e segmentação profissional, etc, etc) que visam converter o ensino e a educação num negócio, funcionalizar (isto é, «menorizar») os professores e educadores, anular o direito à educação para todos, e impedir a construção de uma escola pública de qualidade.

Porque uma escola pública democrática e de qualidade (inspirada na ética da dignificação e emancipação social, aspiração inerente a todos os indivíduos) é o contrário à escola-mercadoria com professores-funcionários que é próprio da educação mercantilizada ( inspirada nos valores do lucro, da rentabilização imediata, e da exclusão social de quem não tem dinheiro para pagar a sua educação...)

Não à Escola ocupacional e massificadora para cidadãos apáticos e telecomandados.

Sim à Escola democrática de qualidade, formadora de indivíduos livres e activos com consciência crítica