20080324

'Carta aos Encarregados de Educação'


«A todos os pais e Encarregados de Educação portugueses:

Vejam este VIDEO:

O Brasil implementou um sistema de facilitismo ao longo de ciclos de ensino de 4 anos. As péssimas consequências estão à vista, e Portugal vai no mesmo caminho. O facto do aluno progredir sucessivamente, transmite-lhe a si e aos seus encarregados de educação a sensação ilusória de que o aluno está a fazer progressos, o que na prática não é verdade!!!. O problema é que quando o aluno chega ao último ano de cada ciclo, e é avaliado com maior rigor e exigência, nota-se um atraso na sua aprendizagem que já é muito difícil de recuperar.
O sistema de ensino Português está a orientar-se no mesmo sentido com a agravante de nem nos finais de ciclo haver qualquer espécie de exigência!!!
Quando comecei a leccionar, em 2001, os professores mais experientes pediam aos recém-chegados que fossem rigorosos e exigentes. Hoje, são os gestores das escolas, os inspectores e os políticos a fazerem todo o tipo de pressão, sobre os professores para que os alunos passem sucessivamente de ano, independentemente do que aprenderam ou não.

É esta a escola que queremos?

Manuel Costa


PS.: Peço a todos os que receberam este meu desabafo o favor de o fazer chegar a pais e encarregados de educação, pois acho que estes têm o direito de saber a vergonha em que se está a tornar o ensino público em Portugal.»

FONTE:
WE HAVE KAOS IN THE GARDEN , Carta aos Encarregados de Educação

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo totalmente com a análise.

Luisa Matos