20090428

Ora, então, vamos lá a coisas simpáticas ...

Sem jeito mas com boas intenções. O tema é cancro e só posso falar de um.
1.

Há vida após o cancro. [...] Entre os adultos diagnosticados com esta doença, estima-se que 64 por cento sobreviverá, pelo menos, cinco anos depois de constatada a sua existência, e a possibilidade de sobrevivência revela-se cada vez mais alargada.

"Como ainda há muitos aspectos desconhecidos do cancro da mama e nenhum tratamento individualmente funciona de maneira totalmente eficaz, existem diferentes opiniões sobre qual é o tratamento mais apropriado. ...

As mulheres a quem foi feita uma mastectomia simples vivem tanto como as que foram submetidas a uma mastectomia radical, em que se extirpam os músculos peitorais subjacentes e outros tecidos. ...

Se a mulher desejar um tratamento que não seja a mastectomia, o fármaco que bloqueia a acção das hormonas que se usa com maior frequência é o tamoxifeno. Outra opção é extirpar os ovários nas mulheres que ainda menstruam, mas não está confirmado se este procedimento é tão eficaz ou mais que o tratamento anti-hormonal. ...
Nota 1: apesar da mastectomia, o tamoxifeno é recomendado (prescrito, obrigatório) a várias mulheres mastectomizadas Estranho é não se saber bem o que se está a fazer e porquê.. Do mesmo modo, é usual 'acabar com o funcionamento dos ovários'. Nota 2: Acho pouco credível o que transcrevi mas é apenas uma opinião. Agradeço esclarecimentos.

note-se que o Tamoxifeno pode provocar cancro no útero.

* O tamoxifeno é um fármaco que bloqueia a acção das hormonas e que é administrado como tratamento de manutenção depois da cirurgia da mama. Nas mulheres com 50 anos ou mais, o tamoxifeno aumenta a probabilidade de sobrevivência nos primeiros 10 anos, depois de feito o diagnóstico, em cerca de 20 % a 25 %. Esta substância, que está quimicamente relacionada com os estrogénios, tem alguns dos efeitos da terapia substitutiva dos mesmos (Ver secção 22, capítulo 233) (os favoráveis e os desfavoráveis), como a possibilidade de reduzir o risco de desenvolver osteoporose ou de morrer de uma doença do coração, ou o aumento das possibilidades de desenvolver cancro do útero. No entanto, ao contrário da terapia substitutiva de estrogénios, o tamoxifeno não diminui os afrontamentos nem melhora a secura vaginal que surge depois da menopausa. ...

O cancro da mama pode propagar-se (dar lugar a metástases) para qualquer zona do organismo. As áreas mais frequentes são os pulmões, o fígado, os ossos, os gânglios linfáticos e a pele. O cancro pode aparecer nestas zonas anos, ou até décadas, depois do diagnóstico (e do tratamento) do cancro da mama. Se se propagou para uma área, provavelmente também se disseminou para outras, mesmo que ainda não se tenha descoberto. ...
2.
Prognóstico:

ScienceDaily (July 9, 2008) — Young women's breast cancers tend to be more aggressive and less responsive to treatment than the cancers that arise in older women, and researchers at the Duke Comprehensive Cancer Center and the Duke Institute for Genome Sciences & Policy may have discovered part of the reason why: young women's breast cancers share unique genomic traits that the cancers in older women do not exhibit. ...

3.

Os médicos não gostam de falar em cura para o cancro. Essa frase marcou-me.
Estive internada 3 dias recentemente e percebi que alguns médicos também não gostam de ir ver os seus pacientes. Mesmo que esses tenham sido submetidos a intervenções cirúrgicas delicadas.
Percebi tb que o reino da macacada não pertence exclusivamente ao imaginário infantil ... não ter água, não poder tomar banho, não saber nada, tentar reagir, ver pessoas a tentarem ajudar ... Ver que a dignidade humana, o direito a si próprio não são respeitados. Não ter água durante mais de 6 horas. Para beber.

E tanto mais ... tanto mais ...

Uma coisa é certa, sobrevivi, pelos vistos por poucos anos (que terei à frente). Mais um episódio ou dois e a coisa torna-se numa novela, a cores - já que filmei tudo o que me foi permitido.

Penso que este foi o episódio número 1 de alguns relatos e acreditem que conto muitas histórias e que eventualmente, nenhuma delas se passou comigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.alimentacaosaudavel.org/Prevencao-Cancro-Mama.html

A Vitamina D ajuda doentes com Cancro da Mama

Anónimo disse...

"Cancro da mama: principal causa de morte

O cancro da mama é a principal causa de morte nas mulheres entre os 35 e os 59 anos, vitimando quatro portuguesas por dia.

A prevenção desta doença assenta na realização de rastreios e consultas de rotina e numa coordenação multidisciplinar entre vários especialistas, permitindo um diagnóstico e o início de tratamento o mais rapidamente possível.

"Segundo a Sociedade Portuguesa de Senologia, em Portugal surgem anualmente cerca de quatro mil novos casos de cancro da mama. Destes, 1.500 acabam por resultar na morte das doentes."

http://diario.iol.pt/noticias/mamografias-cancro-da-mama-mama-cancro/872719-291.html

Só agora me começo a aperceber da realidade. Até agora, tinha sido um pesadelo.