20071027

Aviso: amianto nas escolas

"Para os menos avisados, aqui está o Dec. Lei n.º 101/2005, de 23-6 que proíbe a colocação no mercado e a utilização de produtos contendo amianto.
http://www.dre.pt/pdf1s/2005/06/119A00/39373939.pdf " (Recebido por e-mail [RedeLuso])



Exemplos:

"
Escola de Torres Vedras receia amianto

A Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, solicitou à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) uma vistoria para "rever o estado de conservação" do amianto no telhado do edifício e as "implicações" para a saúde pública.

"Houve casos de doenças oncológicas que alarmaram a escola", disse à Lusa a presidente do conselho executivo, Conceição Vilhena, depois de na escola secundária do Cartaxo terem surgido sete casos de cancro, sem ligação directa à existência de coberturas em amianto." (dn.homepage)


"Escola com amianto gera preocupação:Utentes de edifício na Póvoa do Varzim exigem obras" (26-10-2007)

"Almeirim: Escola primária tem cobertura de amianto" (O Ribatejo)


"Sete doentes com cancro deixam escola alarmada (JN)
O medo impera na comunidade escolar que frequenta a "secundária" do Cartaxo. Em pouco mais de um ano, foram diagnosticados sete tumores, dos quais três culminaram com a morte dos doentes. Apesar de ser reduzida a probabilidade de estes casos estarem relacionados com o amianto que se encontra no revestimento dos edifícios escolares - proibido pela actual legislação -, com cerca de 25 anos , tanto o estabelecimento, frequentado por cerca de 1200 pessoas, como a Câmara resolveram tirar as dúvidas. Uma empresa certificada já despistou qualquer incidente com amianto. Aguarda-se a análise do Instituto Ricardo Jorge."
etc etc ...

3 comentários:

Setora disse...

Na minha escola também há amianto e não apenas como cobertura de passagens. Aí umas 20 salas de uns pavilhões provisórios há vinte e tal anos têm cobertura de amianto e degradado.Estas salas estão ocupadas todo o dia e agora com vinte e oito ou trinta pessoas lá dentro.Não têm quaisquer condições de trabalho - sem circulação de ar, sem luz natural, com quadros velhos onde mal se consegue escrever. Como é para alunos que vivem em barracas, ou guetos sociais ou casas clandestinas, serve bem assim!É em Camarate e tem nome de poeta suicida. Fica mesmo ao lado do cemitério.

Anónimo disse...

E ninguém faz nada? De que está à espera o órgão de gestão?

pordentro disse...

""
Para os menos avisados, aqui está o Dec. Lei n.º 101/2005, de 23-6 que proíbe a colocação no mercado e a utilização de produtos contendo amianto.

http://www.dre.pt/pdf1s/2005/06/119A00/39373939.pdf
""

info de João Paulo Soares via RedeLusofona