20071025

Dá-lhe que é professor!

"A possibilidade de um aluno ser expulso por actos de indisciplina, que constava da proposta do Governo para o Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Secundário, foi ontem eliminada pelos deputados.

(...) As sanções máximas passam a ser a suspensão até 10 dias úteis e a transferência de escola, desde que os alunos tenham mais de 10 anos e tenham transporte assegurado.

(...) O PS, no entanto, acredita que o diploma ajudará a travar a indisciplina e violência escolar." (Alunos ficam livres de expulsão até ao 12º, Alexandra Inácio, JN)

E para memória recente:

"Ambiente de terror invade Escola Secundária do Cerco, na Invicta

Alunos lançam o terror entre os funcionários da escola. Um segurança foi insultado, cuspido e agredido por alunos do estabelecimento de ensino, assim como uma professora. (18 | 10 | 2007 10.11H Nuno Miguel Pereira | npereira@destak.pt)

Alguns comentários nesse artigo do Destak.pt:

Ah! E já agora era de se incluir na formação de professores uma cadeira que ensine o professor a ser louco e outra de defesa pessoal! (SUSANA SILVA - PORTO | 20.10.2007 | 10.36H)

Se os puséssem uns dias na prisão, aprenderiam a lição. (ALBERTO | 18.10.2007 | 22.05H)

Claro que não, porque ser professor não é uma profissão mas sim um sacerdócio e penso que muitos terão escolhido aquela vida por esperarem alcançar a salvação eterna tornando-se mártires. Não encontro outro motivo plausível para terem escolhido semelhante opção de vida! (AC | 18.10.2007 | 20.06H)

Porque há 10, 15 anos atrás, esta escola era tida como uma escola modelo! Mas de facto tudo isto acontece em maior parte pela falta de educação dada pelos pais em casa, pelos constantes atestados de desautorização passados quer pelos encarregados de educação, quer pelo ministério da educação, aos professores, que levam os alunos a acreditar que um comportamento desordeiro é um direito deles! Quando não o é!Nem deles, nem de ninguém que viva numa sociedade de direito! Poderá eventualmente ser utópico, mas o facto de tudo isto estar a acontecer é responsabilidade, não só do ministério da Educação, não só dos professores, não só dos encarregados de educação e nem do já tão massacrado sistema, a responsabilidade é NOSSA!

Para finalizar, queria apenas dizer que me deixa revoltado, e indignado quando vou a minha antiga escola e na conversa com um dos seguranças ouço dizer:" Epá, tu e os teus colegas foram a última boa vaga de alunos que passou aqui pela escola, depois de vós tem sido só escumalha!" E eu só saí daquela escola há 3 anos e meio...Dá que pensar... (PEDRO SOUSA | 18.10.2007 | 16.59H)

Se o governo que temos só pensa de um modo economicista e a curto prazo, o que será do futuro do nosso país?
Seremos um bando de marginais sem cultura e cada vez mais atrasados e parados no tempo, na cauda duma imponente Europa.
O que se passou na escola do Cerco é "pão nosso de cada dia" infelizmente. É provavelmente a escola por onde mais professores passam por ano e porque será?
O que faz o ministério nestas situações? Nada quando isto não é um problema só da escolas que passe apenas pelo ME, mas sim por todas as partes do governo e autarquia! Mas enquanto não houver mortos deixa-se andar... Vivemos num país de ilusões! (JB | 18.10.2007 | 12.59H)

Não se tendo ainda havido vítimas mortais, parece-me exagerado estarem já a falar em ambiente de terror.
Na minha escala de valores, um ambiente de terror implica, no mínimo, a morte de quatro professores e igual número de seguranças.
Parece-me prematura qualquer intervenção sob o pretexto de repor a disciplina.
Temos de ser tolerantes para com os alunos que não têm qualquer culpa. A sociedade é que os fez assim... (AC | 18.10.2007 | 11.09H)

Peço desculpa pelo 'alongado' do post mas achei que era muito importante.


Sem comentários: