20071010

Solidariedade com a Memória Histórica...

"Antiga colega de escola de Sócrates foi protestar

contra ele
Abaixo o colega Sócrates!
Pedro Emanuel Santos

O sindicato 'visitado' por polícias à paisana que lá foram pedir respeitinho pela figura do primeiro-ministro é presidido por uma antiga colega de escola de... José Sócrates. Dulce Pinheiro, 47 anos, não se deixou intimidar e ontem foi vaiar o líder do Governo à porta da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, cujo recreio os dois partilharam já lá vão três décadas.

Na última segunda-feira, dois agentes da PSP entraram nas instalações do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), também na Covilhã, e solicitaram informações sobre a recepção que estava a ser preparada a Sócrates. "Quiseram que lhes fossem entregues comunicados sobre a iniciativa e aconselharam-nos a ter cuidado com a linguagem", relatou ao 24horas Dulce Pinheiro. Que ontem foi aguardar a chegada de Sócrates à Frei Heitor Pinto, onde o primeiro-ministro foi falar sobre a Europa. "Fui demonstrarlhe o descontentamento sobre a forma como tem tratado a região que tão bem conhece, contribuindo para o seu despovoamento e fechando os olhos ao fecho de empresas", explicou.

Alheio a tudo, José Sócrates não ligou patavina a Dulce Pinheiro e às centenas de sindicalistas que protestavam. Dulce também não tinha ilusões. "Já não o via há muito tempo e ele a mim", reconhece a dirigente. Nos tempos do secundário, a figura do agora primeiroministro pouco era notada pelos restantes colegas. "Sou três anos mais nova e recordo-me de o ver muitas vezes. Mas não era o tipo de aluno que andava em tudo e mais alguma coisa que tivesse a ver com movimentos cívicos ou políticos, por exemplo. Pelo contrário, até era sossegado", diz Dulce Pinheiro.

Na altura, Sócrates chegou a ser conhecido como o filhinho do senhor professor, já que o pai, Pinto de Sousa, dava aulas de Desenho - foi mesmo docente de Dulce. "Era uma pessoa com poucos amigos, não tinha perfil de líder", adianta a presidente do SPRC.

"Nunca tinha visto uma coisa assim"

Só que os tempos mudaram e hoje José Sócrates é um dos homens mais poderosos do País. Tão poderoso que Dulce Pinheiro está convencida que foi dele a ideia de mandar a polícia vasculhar os papéis do sindicato e pedir tento na língua. "Nunca tinha visto uma coisa assim. Foram ordens do Governo, de certeza", acredita. O Executivo, através do Ministério da Administração Interna, desmente tudo. E até garante que já ordenou a abertura de um processo de averiguações para clarificar a situação.

O 24horas contactou a PSP da Covilhã, que remeteu qualquer informação para a Direcção Nacional da PSP. Esta, por sua vez, limitou-se a dizer o mesmo que o MAI: "Já foi aberto um inquérito".

Certo é que a acção policial no Sindicato dos Professores da Zona Centro veio colocar ainda mais distância na relação entre dois colegas de escola que desde há muito andam por trilhos completamente opostos. " (SPGL)

Sem comentários: