20071212

PORTUGAL DESCE NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Portugal baixou a sua posição de 28º para 29º no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador construído pelas Nações Unidas no âmbito do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O PNUD construiu em 1990 um IDH na base de três dimensões: ter uma vida longa e saudável, ser instruído e ter um nível de vida digno. Os países são classificados em três grupos de desenvolvimento humano: elevado (70 países), médio (85) e baixo (22).
O cálculo do índice para as três últimas décadas mostra que Portugal evoluiu positivamente desde 1975 até 2000
. Mas em 2005 constatava-se uma regressão relativamente a 1990. A causa radicará essencialmente na diminuição do nível de vida em resultado do baixo crescimento económico verificado, o que conduziu a uma deterioração da situação no mercado de trabalho, através do aumento do desemprego.
A Islândia ocupa o primeiro lugar seguida pela Noruega.
À frente de Portugal encontram-se 17 países da União Europeia, incluindo a Eslovénia, Chipre e Grécia. " (clique aqui para ler o texto completo)
Fonte: Comunicado de Imprensa n.º 044/07 (CGTP)
Fonte principal:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador construído pelas Nações Unidas no âmbito do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)

Sem comentários: