20080205

Abacaxis, acordem ...

Um ex-pedreiro que está acamado há mais de um ano, respirando apenas com o auxilio de oxigénio artificial e que mal tem forças para falar viu uma junta médica considerá-lo “não incapaz para trabalhar”, negando-lhe o direito à reforma por uma invalidez inquestionável.

"(...) Valem-nos as batatas e os legumes que cultivo na terra para não passarmos fome”, concluiu Fátima Lopes enquanto ajeitava o marido, que, demonstrando muita vontade para dizer o que lhe vai na alma, não o consegue fazer por falta de força. (...)
Como “uma desgraça nunca vem só”, a família Lopes além da grave doença do “ganha-pão da casa” debateu-se com a morte precoce de um filho, de 21 anos, que não resistiu a um tumor na cabeça. Foi no passado mês de Fevereiro. “Não bastava a situação do meu marido e ainda fomos atingidos por essa desgraça. Parecia que o diabo se tinha instalado nesta casa”, diz Fátima Lopes.

SILICOSE

É a formação de cicatrizes permanentes nos pulmões devido à inalação do pó de quartzo. A silicose afecta indivíduos que inalaram pó de sílica (constituinte da areia). A exposição a essa substância é comum entre operários de minas de metais, cortadores de granito, operários de fundições e ceramistas. Os sintomas manifestam-se vinte a trinta anos depois da exposição ao pó.

VITAL

José Almeida Lopes está ligado à máquina de oxigénio artificial 24 horas por dia. Sem ela não consegue respirar.
(...............................................)" (Correio da Manhã)

Sem comentários: