20080419

Elogio do Marechal Pétain

Dedicado à Moriae, in angustiis
Há umas alturas do ano em que dou comigo, sozinho, pela rua, a cantarolar mentalmente um célebre "Nocturno" de Chopin, onde toda a tonalidade é instável -- a Opus 27, nº 1.
Hoje, nada parecia haver de especial, chovia, e eu, mais Chopin, divagava pelas minhas Prisões de Piranesi, a pensar no Marechal Pétain, esse resquício de uma era antiga, Herói de Verdun, mas que acabara por negociar com o Chanceler Hitler, uma pequena frança, sem Paris -- mas quem quer Paris?... -- e sem "Liberté, Fraternité, Egalité", mas sim, "Trabalho, Família, Pátria", e uma discreta perseguição aos Judeus, coisa que sempre ficou bem a todos os regimes da História.
Para mim, fascista, tenho uma especial estima pelo Marechal Pétain, e pelas suas milícias, fortemente assestadas para atacarem a Resistência Francesa, "Maquis", se bem me lembro das histórias contadas pelo meu paizinho.
Pétain foi um homem generoso: manteve vivo o nome da França, enquanto Hitler instalava a sua demência por toda a Europa. Vichy, ainda por cima, tinha água, e já nisso ele era premonitório, porque toda a Guerra do Séc. XXI será em redor da água, e pensava eu nisto tudo, no meio de Chopin e da chuva sinistra. Pensava que o octogenário Pétain tinha tido todas as glórias da História e seria um exemplo para o Mundo, não tivesse optado por desistir da carreira justamente no nível do Marechalato, sem nunca lhe ter logrado atingir o topo, sim, aquele inalcancável cume... de Sindicalista, com que todos sonhamos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Coloquei o Nocturno op. 27 nº. 1 depois do Arrebenta inserir este post. Para não sobrepor.

Não sei como é que não adivinha os números do euro milhões ...

abraço,
m.

Arrebenta disse...

Eu adivinho tudo o que é mau, querida... :-\

Anónimo disse...

Mas ... esse nocturno não é mau. é belíssimo. É talvez a peça que melhor interpretei e identifiquei. Foi um desafio ...

Talvez não se referisse ao opus 27. E talvez adivinhar os números do euro milhões não seja bom.

A realidade não é má nem boa, é o que é.

Talvez adivinhe o que é necessário.

E, por favor, se alguma vez adivinhar para esta sua amiga, o atingir um topo tal como aquele que refere ... avise-me por favor :/

;)

Anónimo disse...

os nacional-socialista sócretinos gostavam de ver aqui o seu bem-amado Führer. Heil Herr zézinho
balde-de-cal