20080605

Sobre o preços dos combustíveis em Portugal

Imagem daqui

"(...) Em Maio de 2008, os preços dos combustíveis em Portugal eram superiores aos preços médios da UE15, que é constituída pelos países mais desenvolvidos da União Europeia, em cerca de 2% (Gasolina 95: +2,4%; gasóleo: +2%; Todos os combustíveis: +2,2%). Por outras palavras, Portugal é o país menos desenvolvido deste grupo de 15 países, com remunerações e rendimentos mais baixos, no entanto os preços a que são vendidos os combustíveis em Portugal são superiores aos preços médios da UE15. É estranho que a Autoridade da Concorrência não tenha encontrado nada de anormal neste disparidade de preços sem impostos, e afirme que «entende não existirem também indícios de uma prática de preços excessivos» (pág. 78 do Relatório da AdC). Tudo isto é estranho, muito estranho mesmo, e carece de uma explicação muito clara. O governo, ao aprovar este Relatório da AdC, está também a ser conivente com toda esta situação. (...)"

Referências:
O que a Autoridade da Concorrência devia ter feito, mas não fez, sendo assim conivente com lucros que resultam da especulação no mercado
por Eugénio Rosa,
IA

2 comentários:

Porca da Vila disse...

O Governo é o primeiro a ganhar com a especulação que está na origem do aumento desproporcionado e mal explicado do preço dos combustíveis. Ele próprio não passa de um especulador parasita que vive à custa dos restantes, e o menos interessado em que as coisas sejam esclarecidas devidamente!

Xi Grande, e desejos de recuperação rápida.

Anónimo disse...

porca da vila,

os 'carteis' só lhes dão jeito. é uma MAFIA rasca esta ...


beijinho,
Margarida