"É urgente respeitar o brincar das crianças e reabilitar o sentido da actividade lúdica". Este é o alerta de uma investigadora da Universidade do Porto que deixa algumas propostas para as crianças descansarem do trabalho da "sala de aula".
"Os adultos querem as crianças ocupadas e esquecem-se de que as crianças que frequentam o 1º ciclo são muito pequenas, que estiveram toda a manhã ou toda a tarde a trabalhar na sala de aula, cumprindo o seu ofício de estudantes, e que precisam de descansar", sublinhou.
"Estas medidas não podem partir só das necessidades dos pais. Têm de partir das necessidades e da felicidade das próprias crianças para que não se corra o risco de acabar de uma vez por todas com a infância", rematou.” in, Expresso
Sem conhecer na totalidade as propostas desta investigadora eu diria que é urgente retirar as crianças das salas de aula. O conceito de escola a tempo inteiro força-as a longas permanências dentro de quatro paredes. As crianças precisam de espaço para correr, saltar, inventar. Crianças de 6 anos com horários das 9 às 5 [na realidade das 7h às 19h, em muitos casos] como qualquer burocrata. As crianças precisam de actividades físicas – e aqui discordo da playstation-, de experimentar sons, de ter espaços de liberdade criativa.
2 comentários:
Apesar de ter sido expulso deste blog continuo a vir cá com prazer.
Só para dizer:
(((( ALUNO DAS NOVAS OPORTUNIDADES ENTRA EM MEDICINA ))))
Ver mais no Democracia em Portugal.
Abraço
Tiago
Não foste expulso do blogue. Às vezes as pessoas desaparecem. Já aconteceu com o pordentro e a porca-da-vila, por razões diferentes. A causa do pordentro ter ´caído' ainda nos é desconhecida a ambos ... No teu caso, nem reparei ... É raro consultar a lista.
Enviar um comentário