A ideia das novas tecnologias aplicadas à educação é mais antiga do que se poderia pensar.Três exemplos, que nos chegam do passdo, apresentam estranhas similitudes com a as políticas educatvas dos nossos dias e partilham do mesmo optimismo (ingénuo e propangandístico) relativamente às possibilidades de as máquinas poderem realizar “milagres educativos”…
1958 - Ensinar através do botões e do som, está mais perto do que pensamos...
1964 - A "máquina das respostas"
E, finalmente, neste filme de 1967 mostra-se a versão anterior ao Magalhães - que se poderia chamar com maior justiça de Gil Eanes -, mostra-se como será a educação do futuro (1999 A.D. ) : computador pessoal, audio, testes tipo “hot-potatoes”... só falta mesmo um pouco mais de entusiasmo nesta educação pelas máquinas, para as máquinas ... e, reparem como os professores são substituídos pelos botõezinhos obedientes:
1 comentário:
E ainda há gente que vai engolindo a propaganda do governo!!!! Srs jornalistas, vão ás escolas públicas e denunciem que não há dinheiro para papel, para fotocópias, para auxiliares, para desdobramento de turmas, para apoio aos alunos com NEE. Depois, informem-se junto de especialistas e contem quantos há a defender o uso de portáteis por crianças da escola primária. É que uma coisa é apetrechar as escolas com computadores ou atribuir benefícios fiscais à aquisição de equipamento informático, outra é dar a uma criança um portátil ligado à net sem supervisão de um adulto!!! Mas qual é a vantagem disso?!? Mais um brinquedo a somar à PSP, hi-pod, telemóvel de última geração? Finalmente, façam um estudo do impacto dos prémios de 500€ e dos quadros interactivos no sucesso escolar dos alunos (sucesso efectivo-só exames mais fáceis é batota)...talvez concluam que esta sangria de dinheiro é mesmo gastar aos contribuintes para propagandear um governo que na essência vai nu.
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