20080910

Sobre o relatório da OCDE Education at a Glance

Imagem: PrtSc daqui
Destaco uma afirmação que me parece equívoca:
"(...) os estudos científicos existentes não conseguiram mostrar uma relação inequívoca entre turmas pequenas e maior sucesso (...)" (Isabel Leiria)
Equívoca porquê? Porque não sabemos a que estudos se referem os autores e se nos mesmos se consideraram turmas normais, de currículos do tipo alternativo, CEFs etc ... tudo ao 'molhe'. Enfim, custa-me a crer que a maioria dos estudos científicos credíveis apontem para essa indefinição. Mas OK, respeito já que não posso rebater cientificamente. Já em termos da experiência docente, considero que para um professor com alguns anos de experiência poderá parecer óbvio que uma turma de 2º CEB com 20 alunos terá à partida mais condições para obter sucesso e melhores resultados do que uma turma de 30, ou não será? E já nem me refiro a turmas de vinte e tal alunos com mais do que 2 alunos com Necessidades Educativas Especiais ...

Na minha opinião este estudo da OCDE vai ter consequências nefastas na educação portuguesa que coitadinha, já está como está ... Enfim, coisas da Europa!

Nota: Esse artigo tem muito que se lhe diga mas francamente ... fico já aqui ...

Sem comentários: