20081001

Ao ponto a que este país chegou...

Imagem: PrtSc de uma notícia do Correio da Manhã reportada no site da CONFAP

"Numa circular, a coordenadora da Escola Básica 1 nº4 de Olhão, pede aos pais e encarregados de educação 'donativos em dinheiro, que ficará ao critério de cada um, ou então géneros'. Papel higiénico, detergentes, panos, esfregões, vassouras, esfregonas, baldes, sacos de lixo, clips, agrafos, pioneses e tonner de impressora fazem parte da longa lista entregue, que nem esquece o pedido de ajuda para pagar 'a conta do telefone'.

'É uma vergonha, quando sabem que a maioria dos pais é gente pobre', queixa-se a mãe de uma das alunas. Maria da Luz denuncia o 'grave abandono do estabelecimento de ensino, da responsabilidade da Câmara de Olhão, que se limita a enviar 300 euros, de três em três meses, quantia que não permite o normal funcionamento'.

A escola não tem refeitório, o que obriga os alunos a terem de ir comer, acompanhados por uma auxiliar, à escola secundária, situada a 500 metros. 'Os miúdos são obrigados a atravessar a perigosa Estrada Nacional 125 e, quando chove, porque a edilidade recusa um autocarro, ficam sem comer, ou apanham uma molha', diz Maria da Luz, que se queixa ainda 'do tecto danificado, que leva a que chova nas salas de aula'. (...)" (Correio da Manhã/CONFAP)

Sem comentários: