20081030

Apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais: outra"pérola" legislativa

Imagem: PrtSc da página 35635 (Diário da República, 2.ª série — N.º 154 — 11 de Agosto de 2008) do Despacho n.º 20956/2008. Nota: sublinhados e interrogação minha.

"Olá M.

Enviaram-me hoje esta "pérola" legislativa que utiliza nomenclatura ultrapassada há anos, nomeadamente pelo 3/2008. É mais uma prova (como se não bastasse o que já conhecíamos), da incompetência dos nossos legisladores e de quem os comanda."
Questões ou notas que sobressaem da leitura do artigo 13º. do Despacho n.º 20956/200: (que regula as condições de aplicação das medidas de acção social escolar):
  1. impressiona negativamente o uso reforçado do termo 'deficiente'. Em comparação, o famoso DL 3/2008, de 7 de Janeiro, é bem mais coerente com os termos adoptados internacionalmente;
  2. a designação de aluno integrado também é pode ser considerada redutora tendo em conta o princípio norteador de escola democrática e inclusiva (igualmente referido no DL 3/2008);
  3. Sala de Apoio Permanente??? Mas onde é que isso já vai ... ou não?

4 comentários:

Anónimo disse...

É evidente que são alunos deficientes ou não são?

Anónimo disse...

Não. Deficientes são as pessoas(?) que escreveram isto.
Ah! Já sei! Escreveram este texto nos "Magalhães" oferecidos pelo senhor "engenheiro".

Anónimo disse...

Deixem o Vosso lirismo de lado

Anónimo disse...

Se o anónimo estivesse numa escola e trabalhasse com algum destes alunos(chamem-lhes o que quiserem) ia perceber o precioso tempo que o ministério da educação nos faz perder a preencher papeis, tempo e energia "roubada" aos alunos, com legislação absurda que muda os nomes ( SAP / UAM / UEM) apenas para poupar uns dinheiros e deixar marca e no fim de tanto modernismo "despacham" isto!!!

Não são os nomes que me incomodam é a falta de respeito demonstrada.

ana