skip to main |
skip to sidebar
Apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais: outra"pérola" legislativa
Imagem: PrtSc da página 35635 (Diário da República, 2.ª série — N.º 154 — 11 de Agosto de 2008) do Despacho n.º 20956/2008. Nota: sublinhados e interrogação minha.
"Olá M.
Enviaram-me hoje esta "pérola" legislativa que utiliza nomenclatura ultrapassada há anos, nomeadamente pelo 3/2008. É mais uma prova (como se não bastasse o que já conhecíamos), da incompetência dos nossos legisladores e de quem os comanda."
Questões ou notas que sobressaem da leitura do artigo 13º. do Despacho n.º 20956/200: (que regula as condições de aplicação das medidas de acção social escolar):- impressiona negativamente o uso reforçado do termo 'deficiente'. Em comparação, o famoso DL 3/2008, de 7 de Janeiro, é bem mais coerente com os termos adoptados internacionalmente;
- a designação de aluno integrado também é pode ser considerada redutora tendo em conta o princípio norteador de escola democrática e inclusiva (igualmente referido no DL 3/2008);
- Sala de Apoio Permanente??? Mas onde é que isso já vai ... ou não?
4 comentários:
É evidente que são alunos deficientes ou não são?
Não. Deficientes são as pessoas(?) que escreveram isto.
Ah! Já sei! Escreveram este texto nos "Magalhães" oferecidos pelo senhor "engenheiro".
Deixem o Vosso lirismo de lado
Se o anónimo estivesse numa escola e trabalhasse com algum destes alunos(chamem-lhes o que quiserem) ia perceber o precioso tempo que o ministério da educação nos faz perder a preencher papeis, tempo e energia "roubada" aos alunos, com legislação absurda que muda os nomes ( SAP / UAM / UEM) apenas para poupar uns dinheiros e deixar marca e no fim de tanto modernismo "despacham" isto!!!
Não são os nomes que me incomodam é a falta de respeito demonstrada.
ana
Enviar um comentário