20081230

A realidade chilena sobre as mesmas políticas para a Educação em Portugal (..., ou Portuchile?)

O Chile vive a realidade da política que a Doutora Maria Lurdes impôs em Portugal. Não apenas o modelo de avaliação. Numa das reportagem que seleccionei pelo Youtube à procura de avaliação dos docentes no Chile, no primeiro vídeo aborda ainda a precariedade dos professores contratados pelos municípios.Na segunda reportagem, denuncia o mercado negro dos portefólios.


Reportagem no Chile sobre a avaliação docente (Agosto de 2008). Repare-se também que aborda as contratações dos professores pelos munícipios!

Mercado negro dos portefólios, no Chile!

Doutora Maria Lurdes Rodrigues não fez confusão geográfica? Ou também quer mudar o nome da Nação e da História e passemos a chamar, quem sabe, Portuchile?

4 comentários:

rendadebilros disse...

Desejo-te um BOM ANO 2009 , com a voz clara para as denúncias e para os apelos às lutas...
como imaginas, desejo o pior ano de todos a essas personagens da educação e não só...extensivo aos outros yes men and PM... e Cª

MFerrer disse...

Pobres cabecinhas!
Então qual a relação entre os vículos laborais nos dois Países? Ou entre os modelos de avaliação?
Ou sobre o papel das associações de clasee? Ou sobre esta manipulação àcerca dos portfolios que em Portugal Não são obrigatórios e no Chile são a base da avaliação? E que dizer da opinião que o João Soares tem dos professores do Chile que compram os portfolios? Da sua seriedade? Como ataque à classe docente tenho visto coisas menos graves...Ou das reivindicações que são apenas e só por causa de razões de pagamento de Horas extras?
Pergunto-me, o que é que isto tem a ver com o Modelo Português?
De que cabecinha pensadora saiu esta comparação?
No Chile os professores nem têm vínculo ao ME. São funcionários municipais!
Quem faz confusões geográficas, sociais, políticas e de péssimo carácter é vc!
Pode brincar à vontade e achar-se muito engraçado, no entanto a Escola Pública em Portugal tem das melhores condições do mundo, tem dos professores mais bem pagos do mundo. E qq comparação entre Portugal e o Chile nestes dois aspectos principais é ridícula e de muito má-fé!
Tem também dos piores resultyados e o maior abandono e e insucesso escolar da Europa. Isto nãolhe diz nada da necessidade de a Escola Pública ser mais produtiva, ter aulas d erecuperação - como na maioria dos Países da Europa?
Nunca lhe passou pela cabeça que só com mais trabalho, de todos, se melhoram os resultados e a qualificação dos portugueses?
Faça um esforço. Vai ver que não custa nada.
Evite é fazer de tamborzinho acéfalo das touradas dos sindicatos que, na primeira ocasião, vos abandonam na rua da amargura.
MFerrer

Hurtiga disse...

Olha, olha... MFerrer voltou, cada vez mais parvo! Cada vez mais estúpido!
Oh "homim", já lhe tenho sugerido vezes sem fim: atire-se ao mar de vez!
Tal qual prof. Martelo, haverá algum assunto que este cromo não domine melhor do que qualquer outra pessoa?
Como se perdem "cérebros" destes... que desperdício!...

João Soares disse...

Caro MFerrer
Conhecemos pelas piores razões. Verifico que temos algumas afinidades ambientais, mas em termos de informação transparente e respeitosa sobre a Educação (pois fui ver ao seu blogue- caso não tenha alterado, fica aqui a "prova": http://homem-ao-mar.blogspot.com/2009/01/e-para-comear-bem-o-ano-nada-como.html), neste e noutras suas postagens deixa muito a desejar. Triste profissão de fé que faz deste seu PS, que será derrubado, pelo menos não tendo maioria absoluta.
Esta sua postagem é de desespero e ódio pelos professores.
Mistificações socialistas, que as há, há.
Mesmo assim um bom ano.