20090111

Não há matéria que justifique esta proliferação de socretinos ...





Aula de Geografia. O meu profe tirou uma sapatilha nova a um aluno e para risota da aula cheirou-a, deu-a a cheirar e acabou por voltar a calçar o meu colega.
Aula de ET. Um colega meu resolveu andar a deitar fora o material de um colega. Risota geral porque até andou a rastejar de volta para o lugar. O meu professor costuma deixar esse meu colega ir passear pelo Liceu, durante a aula, sem falta, e voltar quando lhe apetece. Outro colega meu até em cima da secretária se pôs.
Aula de Matemática. Um colega meu tirou um sapato mas acabou por não o atirar ao profe. Em vez disso andou a correr atrás dele para lhe bater com uma caneta.

Foi uma galhofa geral. Ninguém foi para a rua. Eu estive quieta e sossegada no meu canto a pensar no que vai acontecer se algo aparecer no YouTube. A minha turma não é problemática e o Liceu ocupa um bom ranking. A maioria dos alunos pertence a classes média-altas e somos quase todos de famílias de pais licenciados.
Muito boa tarde stôres.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1355027


~ por Acção Directa on Janeiro 7, 2009.
Publicado em
Uncategorized
22 Respostas to “Diz Rantanplan: apontamentos do regresso às aulas.”

Boa tarde, rantanplan.Isso tudo é muito light, muito light…
Oh, o meu liceu
está posicionado nos últimos 50 lugares do ranking!!
Mas nas minhas aulas
ninguém se põe em cima de secretárias, isso só por cima do meu cadáver…
O problema é que eu não consigo dar ou perceber a matéria.A vítima sou eu Professora.O que estão lá a fazer aqueles profes?Eu tenho uma professora velhinha de que ninguém gosta. Mas com ela trabalha-se e tenho sossego. Tirei 4 e tudo. Só que ela não fuma brocas nem curte na maior com os mais velhos cá fora, percebe?
Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 3:19 pm
E mais. Quando o meu colega atirar o sapato ao profe e a malta meter o filme na net o profe é uma vítima e a culpa é nossa, não é?

Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 3:21 pm

Eu não sou velhinha e também trabalho. Não sou professora de andar aos beijinhos, abraços e de fumar brocas com quem quer que seja. Nunca nenhum aluno andou em cima de secretárias, nem nenhum deles correu atrás de mim, com ou sem caneta. No entanto, como tenho turmas de CEF, alguns já foram muito mal educados. Tiveram que me ouvir e calar, levaram falta e foi feita a respectiva participação da ocorrência. Foram castigados? Claro. Ficaram preocupados com isso? Não. Ir para casa com faltas não conta para nada, porque depois essas faltas são-lhe retiradas. Fazer actividades na comunidade escolar? Sim, pois. Isso não os incomoda nada e até adoram fazê-lo. Alguma ideia sobre que outras medidas podem ser tomadas? Gostava de ter uma resposta.Obrigada.

Oriana said this on Janeiro 7, 2009 às 3:31 pm

Só para que conste, ser mal educado inclui palavreado como “filho da p***, vai p’ró c******, vai levar no c*, etc. (nunca para mim, mas uns com os outros). Isto é normal?!

Oriana said this on Janeiro 7, 2009 às 3:35 pm

Professora Oriana. Eu sou só uma aluna. Muito nova. Estou é farta disto. Expulsem os que lá andam só por andar.E os professores têm de dar o exemplo. Eu tenho profes e já o disse à minha DE que são uns bestas. A culpa da indisciplina é deles.Eu não admito que um profe atire por exemplo sempre as folhas aos alunos, não dê bom dia, mas está sempre pronto para a palhaçada.No meu Liceu não há disciplina porque a maioria dos professores não mete as turmas na ordem.Devia começar pelos profes. Eu sou muito bem comportada. Sou exemplar até porque o Pai “matava-me”.Mas não tenho nenhum respeito pela maioria dos profes. São uns palhaços. Os alunos são o que são. Nem todos. Mas as coisas acontecem e crescem porque os profes não se impõem.

Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 3:43 pm

Eu nunca digo asneiras. Nem no Liceu nem em casa. Nem “merda” o pai deixa. Nem linguagem tipo boé e coisas assim.( Não parece mas ele, o meu pai, aqui o dono do blogue, é muito chato nessas coisas. E o outro que também é da família ainda é pior ).

Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 3:46 pm

“No meu Liceu não há disciplina porque a maioria dos professores não mete as turmas na ordem.”
Isso só tem a ver com as políticas do ME e da própria escola. Mas ainda és muito novinha, rantanplan…Na minha escola as turmas também não estão na “ordem” mas o Presidente é que manda. O ano passado tivemos um aluno que só andava à pancada dentro e fora da escola, até meteu o corpo de intervenção da PSP. O conselho de turma decidiu expulsá-lo por excesso de faltas (e mau comportamento). O Presidente não assinou e aceitou o aluno de volta por ser de CEF… Imagina a cara dos professores a recebê-lo de novo! Eu fui uma delas…

Na minha escola a maioria dos professores nem ligava.Agora vou estudar. Os profes refilam muito, a de francês grita grita grita, a de inglês grita grita grita mas não estudam por nós.Só chateiam.Estou a falar das minhas.

Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 4:26 pm

O teor do post é uma invenção sua, só pode eu não concebo que isso se passe numa sala de aula.

Deve estar a gozar said this on Janeiro 7, 2009 às 11:01 pm

Olha: o teor do post NÃO É INVENÇÂO. Queria saber mais. Dá a cara, o nome, não inventes assinaturas ou mails e ACIMA DE TUDO, porque me parece que até sabes que é verdade, não sejas cobarde. Mais rapazola: cuidado. Aqui só assim nos chamas de mentirosos. Não somos da tua laia nem da tua família. Os últimos que nos chamaram mentirosos a propósito de aulas acabaram com o cu entalado. É chato? É. E muito. É merda desta que dá mau nome à Escola Pública. Aparece como um homenzinho, cara a cara, e vamos lá ver se é verdade ou mentira. Incomodou-te? És o atrasado mental da árvore? Se fores põe-te fino. Mentiroso já sei que és. Se fores o " censor , já sei que és um crápula. Do portão para fora és igual a qualquer um. Sabes, a Verdade é uma merda mas só ela é Revolucionária. E se a minha filha anda farta de palhaços, mais ando eu a ver se um dia destes não me passo a sério.O post é da Rantanplan. Estava lá. Azar. É a turma dela.Esta resposta é minha. Spartakus. Pergunta por aí. 6 anos de blogo e ruim de aturar.

Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 11:12 pm

Estavas lá? Parece ó palhaço.Se estavas, cuidado com os filmes…
Ideafix.

Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 11:17 pm

Fónix Camaradas.Um ganzado e um suspeito pedófilo o ano passado.Outro brocas este ano e por mim está é na altura de se foder alguma coisa nem que seja as trombas de um.Bolas Sparti é preciso muita pachorra.Não fiques mole porra.

Terminator X said this on Janeiro 7, 2009 às 11:41 pm

K ~caga neles e aguenta-te miúda que nós andamos por aí. Cool.Terminator embora tenhas razão serena porque temos agenda, se te lembras.

Teobaldo said this on Janeiro 7, 2009 às 11:46 pm

Não dialoguem aqui. Vemo-nos. Abraços,
Spartakus.

Acção Directa said this on Janeiro 7, 2009 às 11:47 pm

Tenho muita pena de si, mas, felizmente, não me revejo nesses professores que descreve. Sou educada (também na minha casa nunca tive ordem para dizer palavrões e ainda hoje é assim). Todos as manhãs (começo as aulas às 8:30, embora já esteja na sala a partir das 8:00) dou os bons dias aos meus alunos. Alguns não respondem, outros “grunhem” algo incompreensível.Expulsá-los?! Sim, claro que lhes dou ordem de saída da sala de aula sempre que não se comportam correctamente e lá vão eles com uma actividade/ficha para a biblioteca … Mas no outro dia estão lá de novo e a fazer a mesma coisa. Expulsá-los da escola não é da minha competência. Eu fiz aqui um apelo no outro comentário ao qual ainda ninguém me deu resposta. Agradecia que me dessem alguma ideias para saber como lidar com alunos como estes. Apenas quero fazer o meu trabalho. Obrigada.

Oriana said this on Janeiro 8, 2009 às 12:27 am

Oriana: não sei, também eu. Dei aulas, 13 anos, fartei-me. Percebi que, de facto, não andava lá a fazer o que devia fazer. Ensinar. No caso, Filosofia. Depois disso, já lá vão uns anos, de fora, ou meramente com contactos a partir da experiência da minha miúda, parece-me que a situação entrou em ruptura total. Que lhe posso dizer? Ser uma fraude este modelo dito ” inclusivo e democrático ” de uma Escola Pública que nivela por baixo e esquece, de facto, paradigmas como trabalho, rigor, disciplina e exigência? A crescente falta de capacidade, empenho e autoridade dos Docentes? A implosão do Sistema de Ensino, aliás extensível aos da Saúde ou da Justiça, rostos de uma Democracia anquilosada? O desinteresse e a omissão da Família, dos Pais, consequência como no resto de uma profunda ruptura de Valores e Princípios na nossa sociedade? Não sei. Se calhar a Escola é o retrato de um País à deriva. Acima de tudo, o colapso Ético e escolhas e opções que nos conduziram a um beco sem saída. A Escola é apenas o lado mais frágil de uma Crise mais profunda. Sem se resolverem outros problemas nunca se resolverá nada aqui. Uma coisa eu sei. A maioria dos alunos não quer nem merece estar numa Escola. Que saiam. Arranjem alternativas para eles mas acabem com esta fraude. Mas não só. Como sabe, em recente sondagem, 76% dos Professores disse só dar aulas por causa do salário e por causa da segurança do vínculo laboral. Parece-me que se lhes pode exigir pouco. Que pouco os incomoda o que se passa. Como muitos alunos, se calhar, demasiados Professores andam a mais na Escola Pública. A cereja no topo do bolo? Esta política Ministerial, essa coisa sem sentido: a Tia Milú. Só serve os ” nogueiras ” da situação.Bom dia. Bom trabalho.

Acção Directa said this on Janeiro 8, 2009 às 7:47 am

“…situação entrou em ruptura total.”Nada mais verdadeiro, Spartakus. Olha um exemplo: o comportamento daquela turma de 9º Cef de que falei num post meu, há dias, já deu os seus “frutos”. A colega de HST “passou-se” e foi embora… Tinha 25 anos e era contratada. Não aguentou e demitiu-se ontem. Perguntei à turma o que se tinha passado. Resposta:”Nada de especial. Uns telemóveis. A setôra não aguentou a pressão da aula de 2ªfeira.” Hoje temos lá outra professora. É mais velha. Pode ser que aguente…Já agora, quem é o “Deves estar a gozar”?! Palhação!

Pela resposta e pelo nick e zona do IP, na volta é um dos profes envolvidos.Deixe andar. Isto arrebenta mais dia menos dia.O Spartie está para fora.Eu sou outro. Vou passando mas amanhã menos. Para a semana deve já cá estar tudo.Bom dia.

11 comentários:

Anónimo disse...

Os professores são pagos para ministrar conhecimentos e as salas de aula são espaços para aprendizagens,portanto a escola, mais propriamente, as salas de aula não pavilhões de circo e os professores não são pagos para aturar falta de educação. Além disso não dispõem de meios EFICAZES para travar tais processos e os alunos bem sabem disso (daí que muitos abusem), razão pela qual se chegou a este estado. Isto é fruto de uma teoria pedagógica que foi mal interpretada e utilizada na vertente perversa na qual os psicológos têm uma grande responsabilidade. Coitadas das criançinhas ( entenda-se aqui pessoas com 15,16,17anos!!!!) Agora o controlo é difícil. NÃO era uma palavra proibída.

Anónimo disse...

Pois infelizmente é a isto que se cjhegou e não é esta a escola em que eu quero trabalhar. Sou professora de "gente normal" e não artista de circo para saber fazer palhaçadas para entreter criancinhas de 17 e mais anos!
Bateu no fundo e aculpa não é dos professores! É do sistema que assim o permite..e eu sei..eu estou no terreno.

Anónimo disse...

http://bandeiranegra1.wordpress.com/2009/03/28/6412/

gataescondida disse...

Boa tarde. Gostava que me explicassem porque é que os meus comentários feitos noutro blog vieram parar a este??? Pediram autorização aos comentadores? A mim, não... Haja decência.

Hurtiga disse...

Decência há, não há é paciência!

gataescondida disse...

Ó Hurtiga, não sei quem você é mas, por favor, vá dar banho ao cão!!!

Anónimo disse...

Menina gataescondida, modere os seus comentários s.f.f.

gataescondida disse...

Moderação é para gente que merece, sinistra. Acho que o Hurtiga ainda vai provar do seu próprio veneno...
Darei notícias.

Até breve.

Anónimo disse...

gataescondida,

quem publicou as tuas palavras fui eu. Citei a fonte pelo que não vejo onde possa estar a incorrecção.

A Hurtiga respondeu a um comentário teu com humor. Se reparares, foste ligeiramente arrogante ...

O sentimento de vingança não é nada bom ... e, quanto a veneno, a Hurtiga não tem nenhum e espero que tu tb não.

Vá, vamos lá por uma pedra no assunto, ok?

Hurtiga disse...

Que confusão de bicheza!
Gatos, cães, víboras...

A víbora sou eu, já provei e não matou! Sabe até "mui" bem! Descarrega-se o stress.

gataescondida disse...

Arrogante????!! Ummmh..

http://gataescondida.wordpress.com/2009/03/29/cobardia-e-urticaria/

Bom Domingo