Vai aposentar-se? Não sabe o que vai fazer com o seu tempo livre? Seja criativo: volte para a Escola. A Lurdinhas espera por si!
"O Governo aprovou hoje o regime jurídico aplicável aos docentes reformados que queiram trabalhar como voluntários nas escolas. [...]
No final de cada ano lectivo, os professores voluntários elaboram um relatório anual da sua actividade, no qual deve constar uma auto-avaliação.[...]"
in, Público
10 comentários:
Bom, só se forem mesmo os masoquistas... haverá disso na profissão???
Quando os colegas se consciencializarem que aa actualizações das reformas estão congeladas para quem se reformou/aposentou depois de Dezembro de 2007, não beneficiando por isso do aumento de 2,...% da função pública... quero ver quantos voluntários aparecerão....
Bom, na verdade, preferiria não ver....
Os reformados/ aposentados estão de castigo! Mais um....
Faço minha a oração de autor desconhecido:
“Senhor, por favor, dá-me sabedoria para lidar com os meus colegas.... Sabes, meu bom Deus, é que se me deres um pouco mais de força, eu.... bem... eu salto-lhes pró focinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”
m.i.a. - prof aposentada
Colega m.i.a., por favor explica-me ou dá-me informação que permita que eu perceba esta:
«actualizações das reformas estão congeladas para quem se reformou/aposentou depois de Dezembro de 2007, não beneficiando por isso do aumento de 2,...% da função pública...»
Obrigado,
Manuel Baptista
Para Manuel Baptista
Hoje é dia 19, dia de entrar o vencimento na conta dos aposentados, A quantia depositada na minha, foi rigorosamente igual à dos meses anteriores, isto é: € 1.630,23
Sou aposentada por legítimo direito, cumprindo todos os requisitos das leis + 2 meses.
Durante o tempo de exercício de funções, era frequente nós recebermos actualizações de ordenados acumuladas, com efeitos retroactivos, uns meses após a sua entrada em vigor.
Como não notei qualquer alteração, perguntei a um colega reformado com penalização, se acontecia o mesmo com ele. Respondeu-me que sim. Tinha-se informado na secretaria do Agrupamento ao qual pertenceramos, sendo por esta informado de que a portaria 1553, nos remetia para esta situação, por sermos aposentados/reformados após Dezembro de 2007...
De momento, não lhe posso indicar o artigo com precisão, apenas porque não consigo contactar telefonicamente o meu colega. Penso tratar-se do artigo 7º.
À noite, confirmarei e prometo dar-lhe as informações com todo o rigor. Fica prometido.
m.i.a - prof aposentada
As pessoas que têm reforma ainda vão ver o que é estar ao lado de quem não a tem apesar de ter cumprido todos os requisitos à data do contrato que todos fazem com o estado ao entrar para um quadro, por ex. O Estado não o respeita, deve ser cilindrado.
Quanto aos professores reformados, nada contra receberem aquilo a que têm direito.
Se vir algum professor reformado a voluntariar-se para esta cenaça vai ser bonito vai ....
Ass: Atento
faremos caça aos voluntários!!!!!!!!!!!!!!!!!
Chego a achar que estes tipos fazem estas coisas apenas para provocar.
Há uns textos lancei uma petição. É a brincar mas se esta lhe der um sorriso já valeu a pena. Está aqui.
Cumps,
Jorge
Excelente Jorge!!!! Passo a transcrever!
"Assinar Pelo Voluntariado na Política
(instruções para obter este contador: clique aqui)
O que parecia a parvoíce completa passou a lei. Bom, é possível que isto nem seja contraditório. Há uns textos lancei uma petição. É a brincar mas se esta lhe der um sorriso já valeu a pena. Aqui fica o texto:
http://www.petitiononline.com/voluntar/petition.html
Pelo Voluntariado na Política
As grandes iniciativas são de aplaudir. E as grandes iniciativas majestaticamente altruístas são de incentivar, depois de aplaudidas. Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação, de seu nome Valter de Lemos, com o seu projecto de despacho para recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas, inspirou-nos. Professores que tenham abandonado o ensino por via duma reforma antecipada poderão tranquilizar a sua consciência face à fuga prematura, mesmo que a perda material não seja reposta. Para se sentirem mesmo re-integrados, até terão igualmente direito a avaliação no final do ano lectivo.
Como medida genial que é, cuja superior grandeza apenas não foi suficientemente sublinhada face ao carácter humilde do seu criador, entendemos que a bem da Nação não pode ficar limitada a esta área profissional. O voluntariado é nobre; é desinteressado; e é barato! É em consequência desta observação que vêm os signatários desta petição solicitar que esta Assembleia estenda este brilhantismo aos gestores públicos e ministros, sem esquecer todos os cargos de nomeação pública. Dêem, por favor, hipótese de redenção a todos quantos pretendam desempenhar os seus cargos sem a maçada de uma remuneração mensal.
Pelo País, pela abnegação mas sobretudo pelo nosso bolso, que esta Assembleia institua o regime de voluntariado entre a classe política. Sem esquecer a avaliação anual, naturalmente.
Bookmark and Share
Publicado por Fliscorno at Quinta-feira, Março 19, 2009 "
Ass: Atento
Para Manuel Baptista
Conforme o prometido anteriormente, venho fundamentar a informação dada durante a tarde, sobre as (não) actualizações das pensões de reforma/aposentação do funcionalismo público.
Segundo a Portaria n.º 1553-D/2008, de 31 de Dezembro "São também actualizadas as pensões de aposentação e sobrevivência a cargo da Caixa Geral de Aposentações (CGA) com acto determinante até 31 de Dezembro de 2007." Por acto determinante, leia-se: com efeitos (apenas) até 31-12-2007.
m.i.a - prof aposentada
Obrigado, colega m.i.a. !
Tomei nota e vou tentar esclarecer junto do sindicato esta questão!
Realmente não encontro motivo para discriminar os aponsentados mais recentes! Penso que isso tem a ver com uma política deliberada de dividir para reinar e de lançar «balões de ensaio» para ver se pega!
Manuel Baptista
este trio do ME
é de partir o côco a rir.
Vale a pena dar uma olhadela à petição do Fliscorno.
Enviar um comentário