20090605

Vota PS se queres trazer para a escola pública a excelência da Universidade Independente! ...ou PSD se queres ter mais do mesmo!


Há por aí muita gente ingénua que pensa que as eleições vão resolver alguma coisa!
Pura ingenuidade!


Se as eleições servissem para mudar o sistema institucionalizado ( neste caso, o rotativismo clientelar PS/PSD) já há muito que os responsáveis pelo estado a que isto chegou teriam inventado algum pretexto para ter acabado com as eleições que lhes retirassem os privilégios que são próprios das elites dominantes.


Imperativo é mesmo tomar consciência social e política da maneira como as elites económicas e políticas (que até são medíocres, as mais das vezes) garantem a sua permanente reprodução social na direcção de um país ou sociedade.


E, no limite, o importante é reivindicar a democracia participativa, reforçar a acção e a intervenção social da sociedade civil, em vez de alimentarmos a ilusão que as eleições ( a eleição dos tais representantes/deputados) vão alterar alguma coisa.


A realização de eleições não significa que temos uma democracia .
É que Democracia significa, literalmente, o poder do povo, para o povo e pelo povo.


AGIR EM VEZ DE ELEGER

PARTICIPAÇÃO EM VEZ DE REPRESENTAÇÃO

PARTICIPAÇÃO (de todos os cidadãos) EM VEZ DE REPRESENTAÇÃO ( pelos deputados/delegados escolhidos, mas cujo mandato político é um cheque em branco no escuro..., e depois é o que se vê...)

3 comentários:

Anónimo disse...

A eficácia da lavagem ao cérebro: eles/elas acreditam, têm fé, para além de toda a racionalidade, que estão a exercer a «sua soberania», que estão a influír de forma decisiva nos destinos dos países, através do voto!!!
Penso que apenas uma prática continuada de democracia directa se pode contrariar esta perigosa ilusão.

Manuel Baptista

Safira disse...

Vou vator contra PS!

rita disse...

As eleições não resolvem nada porque a maioria dos portugueses não quer!