20070921

Ao Prós e Contras - O Estado do Ensino

Imagem retirada deste pasto

Exmos Senhores


Não posso deixar de referir que já dei aulas e sou encarregada de educação. É aliás nesta dupla qualidade que reflicto o estado do Ensino em Portugal.

No programa Prós e Contras em que participou a ministra da educação compreendi que o seu objectivo foi aproveitar o direito de antena que lhe foi concedido para lançar mais uma manobra de propaganda. A ministra procurou transmitir a ideia à população portuguesa de que tudo está a ser bem encaminhado no que respeita ao Ensino em Portugal, menosprezando todos os dados que vão contra essa euforia. Um estado de espírito bem contrário é o que se manifesta entre as pessoas que hoje em dia frequentam os blogs, e são muitas, espaço privilegiado onde os professores, os pais e outros cidadãos, em nome próprio ou por detrás de um nome fictício, não têm medo de expressar as suas opiniões sobre o actual estado da educação. Comentários a notícias, relatos, informações, documentos, debate de ideias em blogs e fóruns, sondagens, este é o espaço por excelência onde as questões educativas são hoje livremente debatidas, sem temor de castigos e penalizações.


Sugiro que, nem que seja por mera curiosidade jornalística, o vosso programa passe a estar mais atento a este manancial informativo que circula na blogosfera. Talvez fosse aconselhável proceder a uma leitura do modo como foi comentado o programa onde interveio Maria de Lurdes Rodrigues.


Já agora gostava de ver se têm essa coragem e isenção.


Com os melhores cumprimentos


Maria Paula Montez

(roubado de O Cartel )


Mandem também a vossa missiva para

pros.contras@rtp.pt