20071011

"40 salas com mau ambiente"

Imagem daqui

"Frias, húmidas e com ar interior de má qualidade, a maioria das escolas visitadas denuncia problemas de ventilação e degradação dos edifícios.

Dois estudos revelam a falta de condições nas escolas portuguesas, em conforto térmico e na qualidade do ar. Em 16 das 20 escolas estudadas, há excesso de humidade no ar e temperaturas baixas. Numa sala, chegaram a registar-se 13ºC. Por falta de ventilação, 80% das salas analisadas apresentavam níveis superiores aos definidos na lei para poluentes como partículas respiráveis, dióxido de carbono, bactérias e fungos.

Defeitos de construção podem estar na origem dos maus resultados. O mais grave é a presença de placas de fibrocimento com amianto em sete escolas, quatro anos depois da recomendação da Assembleia da República para substituir este material que pode libertar fibras cancerígenas.

Para que o Governo faça o inventário dos edifícios com amianto e tome as medidas necessárias, comunicámos os resultados do estudo às escolas e aos ministérios da Educação, Obras Públicas e Saúde. Obtivemos uma resposta rápida da ministra da Educação, que acusou a DECO de usar as escolas públicas para se autopromover e apontou falta de rigor às nossas avaliações técnicas. (...)" (Deco - PRO TESTE)

Sem comentários: