"Quatro em cada cinco escolas com média negativa a Matemática
Nas 1.292 escolas do ensino básico onde este ano se realizaram exames nacionais do 9º ano, apenas 179 tiveram este ano uma nota média igual ou superior a três, numa escala de um a cinco, com quatro em cada cinco escolas com média negativa a Matemática." (Nacional | 2007-10-25 11:28 [Leia o artigo completo aqui])
O que diz a Ministra …
“A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, manifestou esta quarta-feira esperança na melhoria «no prazo de dois anos» dos resultados dos exames nacionais do Ensino Secundário.
«Há muita vida nas escolas que não se traduz nos resultados dos exames», disse Maria de Lurdes Rodrigues, afirmando que o Ministério da Educação está a fazer um «esforço de avaliação» das escolas que inclua parâmetros não mensuráveis.” (Diário Digital / Lusa)
Observação: será que a ministra pretende um desfasamento ainda maior entre notas internas e externas? [Leitura complementar: Discrepâncias entre notas internas e exame chegam a 7 valores e aqui (Paulo Guinote)
Interrogação: Parâmetros não mensuráveis???
1 comentário:
O MENSURÁVEL E O NÃO MENSURÁVEL
• Um Parâmetro é um valor concreto que substitui uma variável. Geralmente é um valor numérico.
• A pesquisa qualitativa é um estudo não estatístico que identifica e analisa profundamente dados não-mensuráveis, como sentimentos, sensações, percepções, pensamentos, intenções, comportamentos passados, entendimento de razões, significados e motivações de um determinado grupo de indivíduos em relação a um problema específico, que poderia ser resumido em: "um estudo do que fica oculto"
Que raio "a tutela" quer, desta vez? Será que alguém disse à senhora ministra para se deixar de estatísticas porque as eleições estão à porta e a senhora baralhou-se toda, ou será que ela vai mesmo "avaliar-nos" o estado de espírito? Bem, se assim for e sem números, tudo indica que isto não lhe vai correr nada bem...
Enviar um comentário