20071029

Tal qual se tratasse de uma ida ao Circo ...

Meninos, vamos 'VER' a música ou um museu?
Imagem a partir de aqui

... senão, não se entende porque é que são tão mal tratadas as artes no Básico e Secundário. Aliás, a procura notória de actividades extra-curriculares por ex. em academias de música é disso reflexo. Os conservatórios, maltratados e abandonados não dão resposta à procura.
Este governo (neste caso, não é o único [apesar de se destacar notoriamente pela negativa] já que o extermínio da cultura, artes, música já tem barbas) não dá uma para a caixa ...

A ministra da Educação anunciou hoje, no Porto, que estão a ser criadas condições para que as escolas possam promover visitas de estudo aos museus e espaços culturais mais próximos.

«É uma prática que muitas escolas já adoptaram, a de proporcionar aos alunos visitas a espaços de cultura, de arte ou mesmo de ciência, que importa generalizar», disse a ministra na abertura da Conferência Nacional de Educação Artística, a decorrer até quarta-feira, na Casa da Música, no Porto.

Segundo Maria de Lurdes Rodrigues «a ambição é a de que todos os alunos, pelo menos uma vez por ano, durante a escolaridade obrigatória, possam ter essa oportunidade»." (Diário Digital)


4 comentários:

Anónimo disse...

Não vou a visitas de estudo, porque, se o fizer, tenho de ser substituída.

Anónimo disse...

Acho bem. Espero que a escola aceite e defenda a sua posição!

Anónimo disse...

Produtividade... ora aí está!
A rocambolesca sinistra consegue atirar verdadeiros mimos e descobre que "pelo menos uma vez"... e basta assim, lá irá a pequenada dar ajuda às estatísticas. A seguir bastará contabilizar todos os alunos dos diferentes graus e sectores do ensino e eis que teremos museus, centros kulturais e demais espaços artísticos a serem visitados pelos portugueses. Até que enfim que a senhora descobriu a pólvora! Que bronca...

Não sei porquê lembrei-me agora de uma coisa que se passou na minha época primária (acho que nunca saí ela), em que essa coisa tinha o nome de (salvo-erro) SOMOS 1 MILHÃO!
Alguém se lembra disto? Foram assim um tipo de olímpiadas da escola. Lembro-me que me retiraram o título nacional de salto-em-comprimento, tinham-se enganado na fita métrica mas de primeiro fui parar a terceiro. Deram-nos uns selos e umas guloseimas... fiquei traumatizado.

Porfora...

Anónimo disse...

Não sabia disso e acho totalmente injusto e só espero que tenhas agitado as águas dentro do possível!
E ... plena de ironia decorre a vida ... pqp a sinistra impopular horrível etc sinistra (opinião pessoal, nada de afirmações).