20071026

Um recado de quem pensa

Na Conferência “A Ciência Terá Limites?” que começou ontem na Gulbenkian, Steiner afirmou que a Europa está em tão mau estado que ninguém pode estar optimista. O ensaísta, e professor em Cambridge, considera que outras civilizações irão ocupar o seu lugar. E que as igrejas vazias são um símbolo do fim do cristianismo clássico numa Europa que enfrenta, hoje, uma grande crise de esperança.
«Desde a revolução francesa que a esperança tem estado sempre à esquerda. Mas hoje não há mais esquerda na Europa. O que os jovens vão querer? Vão querer dinheiro! A Europa actualmente é o cheiro do dinheiro, que é tão sufocante e pode vir a ser um grande Macau ou uma explosão enorme», afirma.
A crise na cultura, por outro lado, levará a uma crise na ciência.
«A seguir à religião algo virá, porque as pessoas têm dificuldade em viver na solidão, mas o que me assusta é que deste vazio saia o que é ´kitch`, ou o futebol», que considerou a actual grande religião. «Maradona substituiu Pascal», referiu.
Com esta crise, disse Steiner, «não haverá mais Platões, nem mais Mozarts ou Bachs na Europa». «Eles vão aparecer na Índia ou noutros locais do planeta, mas não na Europa. É a vez deles», considerou.
«Vou dizer uma coisa que vai deixar zangada muita gente: uma civilização que mata os seus judeus não recupera», disse ainda Steiner. Para o ensaísta, a chave para combater este quadro em que «a irracionalidade, a astrologia, o lixo 'new age' estão a flutuar nas nossas vidas», é o Ensino. «Até a nossa sociedade mudar e apoiar os professores, nada de bom acontecerá», salientou.
retirado do Silêncio Culpado

2 comentários:

Anónimo disse...

Moriae:
-Eis a prova de que vou passando por cá
-Comentário: ainda há gente com bom senso e clarividência. Do mal ao menos, não são só os professores a dizer que com estas políticas só caminhamos para o abismo...

Anónimo disse...

Não duvidei Flori :)
E ... nós já estamos no abismo ... e ... já não basta ter consciência, há que agir rapidamente. Mas lá está, essa é a minha opinião!
Boa semana :)