20080131

Hospital de Faro investiga morte de doente

"A administração do Hospital de Faro anunciou que vai instaurar um processo interno para averiguar as circunstâncias em que um homem com Síndroma de Down morreu naquela unidade no passado domingo, informa a agência Lusa.

O anúncio foi feito em comunicado na sequência de uma denúncia do deputado José Mendes Bota, que divulgou um requerimento enviado à Assembleia da República onde pede ao Ministério da Saúde que instaure um inquérito para averiguar a morte.

De acordo com o documento, redigido com a autorização dos pais, o utente que faleceu no hospital estava internado há cerca de um mês aparentemente por um problema de dores ósseas, mas viria a morrer por insuficiência cardio-respiratória. O paciente, com 36 anos, esteve três dias em cima de uma maca num corredor do Serviço de Urgências, em «sofrimento e solidão» e sem assistência «digna de registo», situação agravada pela sua deficiência.

O deputado quer ver esclarecido se existe ou não um tratamento diferenciado a pessoas com deficiência, atendendo à sua situação de fragilidade agravada e de dificuldade de expressão, em contraponto com o tratamento dado às pessoas sem deficiências." (Portugal Diário, 2007/12/05)

Sem comentários: