QUE ESTRATÉGIA ADOPTAR ?
A mesma que Gandhi adoptou contra o todo poderoso Império Britânico, aplicando o célebre princípio… “contra a força… haja resistência… passiva”.
Ou seja: a) A ministra quer que sejam as escolas a criar os seus próprios instrumentos de avaliação…; b) Que sejam as escolas a adoptar os seus próprios calendários…; c) Que sejam professores a avaliar outros professores…
ESTRATÉGIA:
1º. Braços caídos… nada fazer…
2º. Protelar indefinidamente a elaboração dos materiais
3º. Negar-se a avaliar…
4º. Negar-se a ser avaliado desta forma…
5º. Criar um ambiente de calma nas escolas… Deixar que seja a ministra a enervar-se…
6º. Deixar que tudo vá correndo sem que nada seja feito…
7º. Resistência passiva…sempre… sempre…sempre…
Que pode a ministra fazer fazer-nos?
Instaurar processos disciplinares a 140 000 professores? Assim seja!!!
Esta é a minha proposta.
Aplicar os princípios de Gandhi a esta avaliação.
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NOTA FINAL
Chamaria a atenção para aqueles “colegas” que “mais papistas que o papa” querem mostrar serviço, desejosos que reparem neles, provavelmente esperançados em benesses em futuras directorias das escolas, ou quem sabe, em futuros cargos políticos, sabe-se lá... O seu entusiasmo em fazer cumprir aquilo que está errado e que afronta toda a classe, não é um bom exemplo pedagógico e, já agora, lembrar-lhes-ia o episódio da História das Guerras Lusitanas, quando aqueles que, por meia dúzia de moedas, assassinaram Viriato à traição, as foram receber junto do Senado Romano, lhes foi dito que “…Roma não paga a traidores”.
Para bom entendedor…
Por Francisco da Silva, Professor
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2 comentários:
"contra os canhões, marchar! marchar!"
Esta solução do "marchar, marchar" ... ainda por cima contra canhões não me parece válida mas sim suicidária.
O normal funcionamento das instituições democráticas não me parece que esteja a acontecer. Pelo que sr. Cavaco, demita-os senão demita-se!
Parem o país e verão como os políticos vão resolver o assunto.
Já que trabalhando este canteiro afunda-se cada vez mais, resolva-se e rápido o descalabro!
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