20080404

Maria de Lurdes Rodrigues: 1 de Abril, Mentiras Mil


Imagem do KAOS
Como devem ter reparado, a nossa mentira de 1 de Abril foi a pseudo-biografia de Maria de Lurdes Rodrigues. Atentos foram os que imediatamente se insurgiram, contra a torpeza, falta de nível e estilo de que todo o texto se reveste.
Obviamente, tudo o que ali está escrito é falso, e compete-me, a mim, repor hoje, e aqui, toda a verdade.
É evidente que a criatura carinhosa, compreensiva, carente, que todos nós conhecemos da televisão e das intervenções públicas, uma verdadeira senhora, daquelas do chá na infância, nada podia ter a ver com a porca, arrogante, frustrada e vingativa, descrita na pseudo-confissão, na primeira pessoa, ontem publicada aqui.
Todos sabemos que Lurdes Rodrigues ficará para a História como o Gandhi da Educação: amor, passividade e tolerância, ou parafraseando-o, "a elevação das sociedades mede-se pela grandeza do trato que dá às suas crianças e aos seus educadores", ou, melhor do que qualquer guerra é sempre a eloquência muda do olhar da resistente.
Dentro de 10 anos, quando Portugal for uma potência científica, com várias estações espaciais, um povo poliglota, a exprimir-se correctamente em Português, Inglês, Francês, Castelhano e Alemão, quando os nossos super-computadores invadirem os mercados mundiais, quando tivermos as prateleiras cheias de Nobeis da Medicina, da Economia, da Física, e de Medalhas Fields, Lurdes Rodrigues, lá estará, para receber, conjuntamente, o SEU Nobel da Paz, e da Literatura, pela sua vasta e excelente obra sobre Engenharia.
Trata-se de uma mulher discreta. Nunca veste de negro, e todos os seus véus nunca vão além de um poético azul-ultramarino, como se tivéssemos erguido os olhos ao zénite dos céus, e ansiássemos pelo surgir da grandiosa Sirius. Há nela uma Vénus etérea, que avidamente clama por Música, uma espécia de "Ave Verum" da 5 de Outubro. Pelo perfil, comparo-a, mesmo, a Vieira da Silva, a tecedora de obras-primas, pela hora nocturna da sombra da sua discreção, e pela inigualável grandeza do talento de imaginadora.
A sua obra só é comparável à Grande Muralha da China, e é a única coisa que, de Portugal, se conseguirá ver do mais alto dos Espaços.
E também há a secreta samaritana: quantos de vós já se esqueceram de que, se têm um Primeiro-Ministro com uma pós-graduação, a ela, e só ela, à sua caridade e empenho, o devem...
Dizem, os que a conhecem, que trabalha como uma formiguinha; mais, que ela é como a própria Rainha das Térmitas, que está calidamente repousada num canto do seu Formigueiro, um cérebro e uma sensibilidade simultaneamente brilhantes, dia após dia, a ensaiar batalhões de autómatos cegos, para que a colónia do monolitismo e do trabalho servo prolifere e alastre.
Como todos os centos do mundo, desses reinos subterrâneos e escravizados, é única e profícua em pôr ovos, dos quais, certamente, nunca, jamais, em hora que seja, nascerá serpente alguma, capaz de calcinadamente nos devorar todo o Porvir.
Bem hajas, Lurdes Rodrigues, por seres e te teres tornado na nossa nova Sãozinha!...

7 comentários:

Anónimo disse...

Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindooooooooooooooo!
Arrebenta, meu caro, desta vez, ultrapassou-se a si mesmo!
Que coisa bonita de se ler ...
O nosso primeiro mais que Socretino estará neste momento a sentir que a sua vida, afinal, tem sentido. Ela, a nova Sãozinha, estará a pairar pelas névoas cinzentas e bem tratadas do seu quase que rebento.

Moriae?

ana disse...

Agora, sim!! Um retrato fidedigno de a nossa ministra. E o Sãozinha (espero que as Sãozinhas não se ofendam), fica-lhe a matar. Já chega de a maltratar, ela até é simpática, vejam-na vestida de fada com um sorriso celestial.

Anónimo disse...

Mesmo sendo uma montagem não consegue ser tão ridículo como a figura de algumas professoras na manifestação!Era de fugir!

Anónimo disse...

Senhoras professoras vejam-se ao espelho e descrevam-se!

Anónimo disse...

IP Address 77.54.46.# (GPRS Pools)
ISP Vodafone Telecel, Comunicacoes Pessoais, SA
Location
Continent : Europe
Country : Portugal (Facts)
State/Region : Lisboa
City : Lisboa
Lat/Long : 38.7167, -9.1333 (Map)
Language Portuguese
pt
Operating System Microsoft WinXP
Browser Internet Explorer 6.0
Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 6.0; Windows NT 5.1)
Javascript version 1.3
Monitor
Resolution : 1024 x 768
Color Depth : 16 bits
Time of Visit Apr 5 2008 10:38:27 pm
Last Page View Apr 5 2008 10:43:36 pm
Visit Length 5 minutes 9 seconds
Page Views 2

Anónimo disse...

158.46.54.77.rev.vodafone.pt
IP Address 77.54.46.158 [Label IP Address]
Country Portugal

Anónimo disse...

é impressionante como os números se organizam. autenticas obras de arte ...
Letras, números, arte, pessoas ... códigos de barras.