20080411

Insucesso escolar, étnia e pobreza (2)



Pretende-se uma escola de sucesso para todos. Uma escola em que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades. As melhores escolas, as piores escolas… os alunos, cada um, um caso.
Mas, poderá a Escola facultar a igualdade e o sucesso para todos, quando a sociedade se tem revelado incapaz de o fazer?
Não estaremos a exigir da Escola (lá, como cá) mais do que ela pode, realmente, fazer?

4 comentários:

Templo do Giraldo disse...

Passei por aqui para dar uma espreitadela ao teu espaço.Por aqui continua tudo animado como é habito.

Quero também desejar-te um bom fim de semana.

SAUDAÇÕES.

karadas disse...

Adolescentes que espancaram colegas vão ser julgadas como adultas e podem ser condenadas a prisão perpétua.
Para ver, ouvir e reflectir:
http://ocantinhodaeducacao.blogspot.com

biabisa disse...

Há muito que tenho a certeza, não a sensação, de que andamos nas Escolas a criar delinquentes e marginais. Tem-me custado muito a acreditar, mas perante o que sei e vi nas Escolas, tudo me dá razão para acreditar.
Além disso, também acredito que a Escola deixou de ser um local de ensino, para se tornar um espaço de escolarização, onde até isso é difícil de conseguir. Se é Prof. procure contrariar as minhas ideias.

hkt disse...

Biabisa,a escola está a tornar-se num espaço de escolarização.´´E esse o segredo da "escola a tempo" inteiro com todas as consequências que isso implica desde a obesidade à depressão. Mas a escola é a resposta (económca) às necessidades do mercado de trabalho (dos pais), e à desagregação da alargada família "tradicional"(os avós, mantêm as suas ocupações até um período tardio das suas vidas não podem cuidar de netos). A escola constitui-se em armazém de crianças presas em recintos fechados ditos "seguros". A escola transformou-se também numa espécie de santa milagreira que consegue resolver tudo com a sua varinha de condão. Não é assim, como sabemos. A origem da maior parte dos problemas situa-se fora da escola e esses problemas ninguém os resolve (por falta de vontade política, ou por simples desconhecimento).
A escola pode fazer muito, nunca poderá fazer tudo.