20080509

Quase 60% das escolas têm amianto

Imagem original do Kaos em Cidadania de amianto

“Perto de 60% das escolas têm coberturas de chapas de fibrocimento que contêm amianto, segundo um estudo divulgado hoje pelo Diário de Notícias, baseado nos levantamentos realizados pelas direcções regionais de Educação.

Em declarações esta quinta-feira à TSF, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, recusou prestar declarações.

Segundo o DN, este levantamento surgiu em resposta a um requerimento da deputada Heloísa Apolónia, do partido ecologista «Os Verdes» sobre a existência de amianto nas escolas. No entanto, o Ministério da Educação não adianta o número de escolas que investigou.

A resposta ao partido diz também que «os valores de partículas de amianto (em suspensão) estão muito abaixo do valor legalmente admitido».

Segundo uma resolução da Assembleia da República de 2003 o Governo deve ter uma listagem com os edifícios públicos que contenham amianto.” (Diário digital, 08-05-2008)

5 comentários:

Shadow disse...

Notícia cheia de erros!!!
1º - 60% é um valor que, na minha opinião, peca por escasso! Julgo serem muitas mais!
2º - E que mal tem? Sim, que mal tem usar fibrocimento com amianto? Ainda por cima, amianto crisótilo, que tem um periodo de biopersistência de algumas horas, sendo completamente dissolvido pelo pH ácido dos pulmões ao fim de alguns meses?
Os verdadeiros perigos não os combatem, mas depois andam a atirar "barro à parede" a ver se cola!

Hurtiga disse...

Também podíamos atirar barro a outros alvos.

Mais um perito da treta!

F. da Silva disse...

Boas colega. Continue. O emu blog é o blog.da.sinistra.blogspot.com
A ideia é parecida.
Saudações e bom trabalho.
Todos a Lx para acabar com a Grande Estúpida.

Ana disse...

Eu sei que já vou tarde.
Mas enquanto o amianto não é eliminado, causa lesões do DNA que, bem somadinhas, um dia degeneram em cancro do pulmão.

Antes atirar o barro à parede do que a areia aos olhos.

Apurando Notícias e Comentários disse...

Foi publicado em Portugal no Diário da República a 9 de Fevereiro de 2011, a Lei n.º 2/2011, que estabelece os procedimentos e objetivos com vista à remoção de produtos que contêm fibras de amianto ainda presentes em edifícios, instalações e equipamentos públicos.
Entre as novidades introduzidas pela publicação deste novo diploma, destacam-se as seguintes:

• O Governo dispõe de um ano a contar da entrada em vigor da presente lei, para proceder ao levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção;

• Findo este levantamento, resultará uma listagem de edifícios públicos que contêm amianto, a qual será tornada publica, designadamente através do portal do Governo na Internet;

• A remoção das fibras de amianto deve ser executada apenas por empresas devidamente equipadas, licenciadas e autorizadas a desenvolver estas atividades. http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/
Lei n.º2/2011, de 9 de Fevereiro - Remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

A nossa empresa Vende: Cabines/Câmaras Fixas e Rebocáveis para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas em Pessoas que Trabalhem na Remoção de Amianto.

Equipe-se com Equipamentos Certificados e Homologados para os devidos efeitos. Caso contrário não lhe será autorizada a realização de obras que tenham a ver com a remoção de amianto.

As nossas Cabines/Câmaras Fixas, para Descontaminação de Amianto, cumpre com o DL N.- 320/2001 de 12 de Dezembro, com o DL N.- 50/2005 de 25 de Fevereiro e com a TRGS 519 referente a trabalhos de demolição, reconstrução ou manutenção onde se encontre amianto ou produtos que contenham amianto.
Este equipamento dispõe de Sistema de gravação de dados por meio de um dispositivo USB (Data Logger).

Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a utilização da mesma sem qualquer custo adicional.

Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a interpretação e utilização da parte de instrumentação da mesma também sem qualquer custo adicional.

MUITO IMPORTANTE: As Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas não servem apenas para descontaminar pessoas que estejam em contato com Amianto, as Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas servem também para descontaminar pessoas que estejam em contato com resíduos prejudiciais á saúde e que sejam necessárias ser submetidas a um processo de Descontaminação a Pressões Negativas.
Use sempre vestuário e equipamento adequado quando manusear ou se encontrar numa área onde se encontrem resíduos prejudiciais á saúde. O processo de Descontaminação a Pressões Negativas só é eficaz caso se tenha precavido.

Melhores Cumprimentos, Saludos cordiales / Best regards / Sincères salutations / 致此敬意 / Cordiali Saluti / خالص التحيات
Atentamente
A Gerência | Direção Comercial
João Gravito - 00 351 91 2149564
PORTUGAL - www.joao-gravito.pt
joao.gravito@gmail.com