20080607

Olha, eu também financio os colégios privados!!!!

Às vezes dá jeito estar a par do que vai acontecendo:

http://www.dre.pt/pdf2sdip/2008/06/108000000/2508325101.pdf

Comentário meu:

Em todo o país há escolas públicas a fechar por, alegadamente, terem falta de alunos. As quotas na avaliação dos professores existem, informação já confirmada pelo senhor pedreira, por razões economicistas. Há escolas sem aquecimento, com instalações degradadas, sem funcionários suficientes, sem dinheiro às vezes para fotocópias e materiais de apoio. E tanto mais que podia acrescentar mas que qualquer pessoa minimamente atenta e que queira saber, sabe.

Por outro lado, temos os colégios privados. Que são, como é óbvio, uma opção válida numa economia de mercado e que se quer plural como parece ser aquela em que vivemos. Não vou aqui discutir a as vantagens e desvantagens dos mesmos, a selecção rigorosa de alunos que muitos deles fazem, as mensalidades altíssimas que cobram, a qualidade de alguns e a desonestidade de outros.

Aquilo que me deixou num estado de verdadeira estupefacção foi descobrir que os meus impostos também são utilizados para os financiar.

E pergunto-me: mas porque carga de água é que o MEU DINHEIRO serve para financiar o São João de Brito, ou o Planalto ou o Mira Rio que, para citar apenas alguns? Alguém me consegue explicar a lógica disto????

É nestes momentos que algumas das chamadas "teorias da conspiração" parecem fazer sentido... porque há muitos anos que, dentro do meio, se diz que deveria haver uma investigação rigorosa aos verdadeiros donos de muitos dos colégios que por aí existem. E que o que está por detrás de tudo isto é uma das verdadeiras causas da sistemática destruição do ensino público...

E talvez também não seja de analisar muito bem porque é que as escolas públicas estão a ser completamente invadidas por cursos profissionais em detrimento do número de turmas de carácter geral. Dentro de muito pouco tempo, as escolas públicas estarão transformadas em enormes escolas técnico-profissionais. Adivinhem então para onde teremos que enviar os alunos que têm aspirações a entrar no ensino superior?

Pois....

1 comentário:

Moriae disse...

Excelente, ASHA! Plenamente de acordo!

Assunto a esmiuçar, de todo! Digo isto porque nesta fase, apenas me é permitido reflectir, ler, ver sem mexer. E passar a palavra porque se todos contribuirmos nesta pesquisa e exposição de casos, algo muda DE CERTEZA.
bjo,
m.