20080716

O estado das Actividades de Enriquecimento Curricular

Docentes do Enriquecimento Curricular queixam-se do trabalho precário e do cansaço dos alunos (Estudo do SPGL, 15.07.2008 - 16h24 Lusa in Público.pt)

Excerto:
«"São 15 mil os docentes que no dia 20 de Junho foram para o desemprego e que só voltam a receber lá para Outubro", afirmou o sindicalista Manuel Micaelo, realçando ainda o carácter temporário destas funções.
"Apenas 34 por cento trabalham 15 ou mais horas, a maioria dos quais [62 por cento] contratados por empresas, (...)".
Os dados recolhidos pelo sindicato revelam que o pagamento por hora de trabalho destes monitores difere, numa escala em que 58 por cento recebe entre 10 a 12 euros à hora, 20 por cento menos de 10 euros/hora e 22 por cento mais de 12 euros hora.
"A maioria pulula de escola para escola e 95 por cento não recebe nada por essa deslocação", disse, salientando que 38 por cento tem apenas um local de trabalho e 19 por cento trabalha em mais de três escolas.
Só 17 por cento dos inquiridos têm entre uma a três turmas, 44 por cento entre três a seis turmas e 39 por cento trabalha com mais de seis turmas.
Em relação às condições de trabalho, a esmagadora maioria considera os materiais inexistentes ou insuficientes. (...)» (Público.pt)

O SPRC apresenta:

O Estado das AEC 2008 (Actividades de Enriquecimento Curricular)

ESTUDO "OS MUNICÍPIOS ENQUANTO ENTIDADES PROMOTORAS DAS AEC"

Estudo Completo (PDF)

ESTUDO "A SITUAÇÃO DOS DOCENTES EM FUNÇÕES NAS AEC"

Estudo Completo (PDF)

Sem comentários: