Os alunos saíram exuberantes das salas de exame: o exame tinha sido fácil e tinha corrido muito bem. Nada mau para o primeiro (parece condão, mas o exame de Português tem sempre de ser o primeiro!) da leva de exames do 12º ano.
Os professores da disciplina ficaram cépticos: três anos de trabalho com os alunos deveriam ser testados de outra forma. O primeiro grupo testava apenas um dos conteúdos programáticos, o que foi redutor; o segundo grupo (sem que ninguém soubesse que ia ser mais extenso) apresentava questões dúbias, para além de terminologia gramatical nova, ainda a ser revista. O terceiro grupo, lançou os alunos numa hipótese de resposta falsa ao referir Padre António Vieira, pois o que era pedido dizia respeito aos direitos humanos na sociedade actual.
Para além disso tudo, a maior parte dos alunos, habitualmente, não lê mais do que os textos dos sms's... , escreve como se os estivesse a escrever, não tendo a noção de que 40% da cotação das questões de resposta longa são atribuídos a aspectos de forma e correcção linguística.
A disciplina de Português vai de mal a pior? Pois vai! É também o resultado de enfrentarmos um programa que quer "meter o Carmo e a Trindade na rua da Betesga".
3 comentários:
E o tal programa data de quando? Também foi esta Ministra que o fez?
E os alunos do 12º ano não lê nada?
E escrevem como falam e falam como enviam sms's?
e os senhores professores culpam a Ministra?
Até pasmo com tanta falta d evergonha!
Não receia um Processo Disciplinar por na~saber o que anda a fazer?
Por se demitir da função pela qual é principescamente paga?
Deixe-me parar para pensar...
UHMM...UHMMM
OK.
Tem razão: O nível do exame tem que ser simplificado ou os alunos do 12º ano, tadinhos, não aguentam ouvir falar do P. Ant.º Vieira. Quem é esse? Cá da minha paróquia é P. Rosalindo que está em comissão de serviço, vindo do Brasil, onde gostava muito de crianças. palavra!
Mas voltando ao tal de exame do
12º, parece que as suas confissões têm algum fundamento e os professores estão-se nas tintas s eeles aprendem ou não. AA média dos resultados baixou...
lá vão vcs levar com a mInistra.
Isto é um fado !
MFerrer
Depois de pensar dois minutos já entendi essa das ameaças.
Até que é fácil matar a charada:
São vcs a ameaça!
À vossa sanidade
À Educação do País
Ao bom nome dos governantes eleitos pela maioria do povo português
Uf! demorei dois minutos.Dois longos e angustiantes minutos a descobrir onde estavam as ameaças!
Agora já me posso ir deitar!
vcs já ficaram mais tranquilos, não foi?
Não vos quero enervados que o nível baixa e a pressão sobe!
MFerrer
como já lhe disse, aqui, há memória.
não me esqueço da ameaça que recebi via ***** - para minha defesa não digo onde.
Agora, não tente disfarçar aquela que fez aqui. Está registada e repito ... tudo passa a DVD e depois, segue o seu caminho porque ... não se confia.
Enviar um comentário