20080915

A farsa da Educação

Imagem daqui


De forma cirúrgica, Bárbara Wong ('Público') recolheu depoimentos de dezenas de professores. E o panorama é claro: os professores sentem-se como marionetas do ministério. De facto, os nossos professores estão nas escolas não para ensinar as crianças, mas sim para preencher fichas que alimentam a gula burocrática dos pedagogos do ME. Ora, os professores, em parceria com os pais, têm de lutar contra este centralismo ministerial. As escolas precisam de autonomia. É urgente perceber que Escola Pública não significa necessariamente Ensino Centralizado.
O conselho directivo de cada escola deveria ser responsável pela contratação dos seus professores (autonomia burocrática) e pelo desenvolvimento do seu projecto educativo (autonomia pedagógica). Ou seja, as escolas secundárias de Famalicão e de Odivelas deveriam ser instituições com alma própria, e não meros tentáculos da Av. 5 de Outubro. Neste sentido, convém desfazer outra falácia que envenena o debate: os bons resultados das escolas privadas não resultam do seu carácter 'privado', mas sim da sua orgânica 'autónoma'. Com a autonomia que aqui defendo, uma escola pública pode ser tão boa como uma escola privada.
O cerne da questão não está no proprietário da escola (Estado ou privados), mas no modelo organizativo. No modelo vigente, o professor serve uma burocracia central viciada nas estatísticas para inglês ver. Se Portugal adoptasse o modelo descentralizado, o professor passaria a servir a comunidade onde está inserido.
O ME tem de perder influência na vida das escolas. No futuro, um bom ministro da educação será aquele que retirar poder ao seu próprio ministério."
Opinião de Henrique Raposo publicada Aqui
Imagem daqui

Sem comentários: