20080922

'O suicídio é a terceira maior causa de morte entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (...)'

Saúde mental de crianças e adolescentes está em perigo, diz estudo
"O suicídio é a terceira maior causa de morte entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, informou o estudo do Observatório de Saúde da Infância e Adolescência, iniciativa do hospital infantil de Sant Joan de Dèu, em Barcelona, na Espanha.

Segundo a pesquisa, que recolheu dados nacionais espanhóis e de organizações como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a União Européia (UE), 20% daqueles que têm menos de 14 anos sofre de depressão, ansiedade, problemas de conduta e hiperatividade.

(...)

De acordo com experiência do responsável pelo estudo, Jaume Pérez Pallarols, a cada semana, de três a cinco crianças ingressam nas urgências psiquiátricas do hospital infantil de Sant Joan de Dèu. Pallarols afirma que cada vez são mais freqüentes as entradas hospitalares em virtude de transtornos mentais.

(...)

O estudo também mostra que 7 de cada 10 crianças são fumantes passivos e que 27% estão acima do peso. Mais do que se alimentarem mal, as crianças têm cada vez mais praticado menos exercícios físicos em seu tempo livre.
Os experts também observaram um incremento dos ingressos nos serviços de urgência por pneumonia, a que Pollarols atribui ao abuso de antibióticos e vacinação." (SRZD, Rio de Janeiro, 22/09/2008)

Post relacionado e sugerido:

Sem comentários: