20081002

"Depressão em Professores" - Estudo recente

Imagens: Scanner - páginas 10 e 16 de um artigo científico recente sobre a prevalência da sintomatologia depressiva em professores.
Fonte:
Revista Saúde Mental Volume X Nº4 Julho/Agosto 2008
Director: João Marques-Teixeira
Depressão em Professores / Depression in Teachers
Bruno S. Pereira, Carolina G. Lalanda, João D. Antunes, Mª Campeão, Mª Inês Chendo
Comentário: por razões óbvias não coloco o artigo completo (apenas a primeira e última página para que se possa ler o Resumo e Conclusões). Voltaremos a ele e à informação que apresenta posteriormente. Uma coisa é certa, o panorama é triste e não surpreende os mais informados ... ou os professores e suas famílias, é claro.

Adenda: Para ler em texto os JPEGs (em cima)
"Depressão em Professores" - Estudo recente [II - transcrição]

6 comentários:

Anónimo disse...

Reunião da APEDE dia 11 de Outubro.
Vejam um artigo de José Gil na Visão, reproduzido no site do movimento “mobilizaçãoeunidadedosprofessores”.

ana s.

Anónimo disse...

Propaganda a esta hora???

Anónimo disse...

Voltou, Moriae! Um abraço!

Anónimo disse...

Professora,

foi um engano ... restringi acesso por uma noite mas ontem, depois de ter ido ao blogue do Ramiro, abri o acesso. E não liguei mais à net. Qual não foi o meu espanto hoje ao perceber que a ordem de desbloqueio foi ignorada ....

Obrigada,
Abraço!

Anónimo disse...

Ainda bem que voltou. Agora é a minha vez de dar ânimo. Em lutas destas há muitas condicionantes que têm mais peso do que deviam e há muitos altos e baixos e muitas revoltas, pela inércia de uns e pela cobardia de outros. Mas hoje estou optimista. Nota-se que anda qualquer coisa no ar... assim... convocatórias por parte de organizações, títulos de destaque nos principais jornais, os SMS estão a voltar, alguns canais de televisão estão a voltar à carga com o assunto... a coisa começa a mexer... vamos ver no que dá. Abraço.

Anónimo disse...

Li este comentário na hora em que o publicou mas tenho estado ausente, sem acesso pessoal à net. Gostei muito do tom, estamos cá, não é? Obrigada :)
Bjinho cara Professora,
M.