20081015

Por mim, está decidido!

Cartoon do Antero, obviamente :-)

"Por mim, também já decidi! Vou a 15 e apenas a 15! 15 de Novembro é o dia marcado para contestar este modelo de escola burocrático e estatístico! É o dia marcado para mostrar o estado de exaustão em que me sinto! É o dia marcado para mostrar ao país que, como Professor, penso e decido pela minha cabeça! É o dia marcado para, junto de Professores, lutar por uma Educação de qualidade e pelo futuro de Portugal! Lutar, apenas, por aquilo que considero justo, honesto e independente de quaisquer outros interesses que não sejam aqueles que, todos os dias, me arranham os nervos e me impedem de trabalhar em paz, serenamente e de forma dedicada àqueles que precisam de mim para crescer: os meus alunos! Quanto à manifestação convocada (já foi?!) posteriormente pelos sindicatos, lamento mas, neste momento, sinto-me no direito e no dever de lhes mostrar que estou descontente com eles, já que pouco ou nada têm feito por mim, deixando, livremente, MLR dar asas à sua imaginação tentando fazer de mim uma marioneta ao seu serviço! Os sindicatos são necessários e, por saber disso, dei-lhes crédito durante muitos e muitos anos! Mas, no dia 8, de facto, não me apetece! Até porque os convidei para virem comigo no dia 15 e disseram-me que não, desvalorizando toda e qualquer acção e iniciativa que não tivesse a sua chancela! Concluí, portanto, que a minha presença será indiferente e nem fará falta! Dia 15 de Novembro juntarei o meu descontentamento ao de todos aqueles que se têm sentido como eu: sozinhos, cansados e fartos de que se sirvam de mim para fazer o que lhes apetece, independentemente da minha vontade!" (JL, recebido por e-mail)

NOTA: este texto é da autoria do João Luís

14 comentários:

Anónimo disse...

A Fenprof marcou para dia 8 .... http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1346189&idCanal=58

Também só vou no dia 15.
R.

Unknown disse...

Pronto, já me decidi: vou só à de dia 15. Obrigadinha, camarada Mário, por este belo momento de uniâo....

Anónimo disse...

O Big Brother da Avaliação:

http://ensina.wordpress.com/

Enquanto os sindicatos estão entretidos com lutas intestinas, the big brother is watching you.

Renata

Anónimo disse...

Vivam os sindicatos. É preciso não ter a memória curta e muitos daqueles que agora criticam os sindicatos nunca fizeram uma greve na vida.

Anónimo disse...

Fiz todas as greves e, enquanto estivermos nesta triste situação, farei todas as que forem marcadas.

As lutas de que falo acima tanto se referem aos sindicalistas como aos não sindicalistas, como aos outros todos.
O que penso ser importante, nesta altura mais do que nunca, é a união. É por ela que luto.

Renata

Anónimo disse...

Pois ... a memória por vezes falha.
Com os Sindicatos alcançámos um Estatuto (o 1º em 1990), fizemos uma boa revisão em 1998. Com os Sindicatos barrámos muitas medidas gravosas para os professores. Claro que não ganhámos todas as lutas... Agora, que estamos perante um governo que quer destruir tudo, é com os Sindicatos da FENPROF que eu continuo. A História não acaba com esta legislatura. A vida vai continuar e eu acredito que faremos recuar algumas das medidas mais ordinárias deste governo e da maioria P"S". Durante 9 anos lutámos contra a candidatura (do 7º para o 8º escalão - lembram-se) imposta pela Manuela Ferreira Leite e conseguimos acabar com a dita. Vamos fazer o mesmo com as categorias e com esta avaliação ordinária. Mas, só conseguiremos fazê-lo organizadamente e em unidade (parece conversa politicamente correcta, mas é a verdade e a experiência demonstra-o).EU VOU À MANIF DE 8 DE NOVEMBRO e proponho que a malta pense bem ...

Anónimo disse...

O importante é fazermos comissões de luta que reunam nas escolas, que se coordenem umas com as outras.
Apelo por isso para que aproveitemos, antes e depois de 15 de Nov, todas as oportunidades para avançar com a criação dessas estruturas.
Se não fizermos isso, não poderemos sustentar o movimento e ele não se pode esgotar num acto mediático (e simbólico) de uma manif.!!!
Manuel Baptista

Anónimo disse...

quem hoje critica sindicatos esuece que uma das razões por que o pode fazer é a luta que estes sempre travaram. os movimeos nasceram agora, os sindicatos estiveram sempre connosco. erram, é normal, mas estão lá sempre. os movimentos são como os políticos vão e vêm. a minha manifestação, porque sou professor, é dia 8.

Anónimo disse...

É por isso que vou dia 15! Estou farto de que estejam sempre lá de braços cruzados, à espera do momento político ideal para conseguirem os seus objectivos através dos diferentes partidos! Defendo a rotatividade! Os Movimentos vão e vêm?! Talvez, mas entretanto pode ser que ajudem os Professores já que aqueles que realmente têm estado sempre lá, assinam Entendimentos, marcam manifestações excluindo-se da já marcada e só fazem o que lhes dá na real gana! Só no final do mês é que não se esquecem de me contactar...

Marta

Anónimo disse...

Pois, é por essa razão que dia 15 estarei lá! Os sindicatos estiveram sempre lá, mas sempre de braços cruzados à espera do momento político oportuno para agir! Os movimentos vão e vêm?! Paciência! No entretanto, pode ser que ajudem os professores e façam qualquer coisa! Os que estão sempre lá só se lembram de mim no final do mês...

Marta

( já tinha dito isto, mas apagou-se!)

Anónimo disse...

Belíssimo post, Moriae!

Anónimo disse...

Como não sei fazer manobras ( de antecipação, por exemplo) nem fazer golpadas ( de alto ou de baixo), nem sou provocador e prezo muito a unidade dos professores, além de ter experiência suficiente de lutas sociais, é que já decidi ir às duas manifestações:

- a do dia 8 é uma inciiaitva do movimentos sindical de professores, que tem cometido alguns erros, mas que precisa de apoio para derrotar a sobranceria da Ministra

- a do dia 15 é iniciativa genuína de vários colectivos de professores que vivem no terreno o drama da degradação e desmantelamento da escola pública e a menorização que atinge a profissão docente

Fernando Évora disse...

Lá estarei também a 15. E mais: amanhã mesmo renunciarei ao sindicato que me representou (representou mesmo?) desde 1991. Com tristeza.

Anónimo disse...

Obrigada Ramiro :-)