20081118

Se tens coragem, vai dizer isso a uma escola e leva esse fatinho...



Augusto Santos Silva: Avaliação de professores é para fazer.


Creio que apenas se pode sustentar esta afirmação se a completarmos. A avaliação de professores é para fazer, mais asneira… No ponto a que chegámos creio que não há ministros, ou secretários de estado, com coragem para ir às escolas numa visita agendada… Têm medo!
Penso que qualquer iniciativa do género acabava em ovação, no novo sentido que adquiriu nos últimos tempos… Nem mesmo o despacho do Ovo conseguiu acalmar as coisas, as escolas estão numa tensão tremenda, os alunos sentiram isso e, de certa forma, estão a ficar ainda mais incontroláveis e imprevisíveis, pelo que não vai ser fácil voltar a restituir-lhes a calma necessária para a viabilidade do ensino.
Este senhor, tão estimado e bem conhecido dos portugueses, prega as habituais postas de pescada lá no seu bunker…
Não deixes a tua amiga sozinha...Vai dizer isso às escolas, vai discursar aos alunos sobre a importância das políticas deste governo para a educação em Portugal… Vai lá, se tens coragem... Vai lá e leva esse fatinho…


4 comentários:

Laurentina disse...

Eheheheheh, era capaz de levar com uma pouca de bosta fresca.
Agora acho que alguem ia la estar com uma saca cheia, independentemente das consequências...eu era menina para isso e para muito mais

beijão grande

JoCA disse...

Perante tanta "sabedoria professoral", este blog deveria chamar-se "sinistroprofessor". Hoje um prof. de V. real dizia que queria ser como qq trabalhador. Aí está, a avaliação é o apanágio de qualquer trabalhador, não percebo qual o problema. É que qualquer trabalhador é avaliado, mas não é qualquer que chega ao topo da carreira por minguo que seja o respectivo vencimento, o que diga-se não é o caso do topo da carreira docente. E por isso percebe-se a agitação, o que obviamente não significa estar de acordo, até pelo sacrifico que é exigido a muitos outros (uma grande maioria), nalguns casos o despedimento. Exige-se no mínimo racionalidade e dignidade a quem tem muitas responsabilidades na Educação. Apresentem lá a vossa proposta de avaliação, talvez assim seja possível perceber, melhor as vossas razões!
Pai de 3 filhos no ensino (do 1º ciclo ao superior)

Hurtiga disse...

Joca,

antes de as pessoas falarem, é melhor saberem do que falam. Não me parece que este seja o seu caso.

Os professores (e falo por mim) querem ser avaliados, mas justamente.

Não é uma história que lhe possa ser contada agora aqui.

É longa e ultrajante demais.

Para além disso, penso que o ódio aos professores está enraízado demais na sociedade portuguesa...

JoCA disse...

Boa noite Sr professor Hurtiga.
Pois, pois ...
Não nasci ontem e não precisa de me contar a história. Como pode saber se sei do que falo? Apresente lá a alternativa, não basta a dizer que se quer mas depois não se aceita nenhuma proposta. Esta já não é a primeira. Não tenho dúvidas de que tudo pode ser melhorado e também os modelos. Não tenho dúvidas, por conhecimento de causa, que há bons e maus professores ... passaram e passam por mim e pelos meus filhos. Acredite que sei... Tenho para mim que os bons profissionais querem e desejam a avaliação do seu desempenho, só que quem neste momento "manobra" nem sequer dá aulas há mais de duas décadas. Tenho dito.