20090329

[Luta Social discussão] Sócrates tece a corda que o há-de enforcar

Com certeza que Smith tem razão em repudiar que tenha injuriado Sócrates.

É evidente que a acusação de corrupto apenas é injuriosa se não for fundamentada.
O sr. Sócrates é que terá que provar agora, que o sr. Smith o injuriou!!! Ou seja, terá de provar que é absolutamente certo que não terá nunca havido qualquer tráfico de influências, qualquer acto ilícito, etc. durante a sua longa carreira de político.
Acho que é um acto de desespero político, este de processar todos os órgãos de comunicação (e não apenas a TVI) que se fizeram eco do famoso DVD em que Smith classifica o «nosso» primeiro de corrupto.
Em política o que parece, é. Goste-se ou não desta situação, é a que Sócrates criou. Ele teceu a corda em que se irá enforcar, por certo!
Repare-se no seguinte: O que faria nestas circunstâncias um primeiro-ministro que não tivesse qualquer receio, por ter a consciência limpa? O que faria, caso não tivesse sido influenciado, e muito menos corrompido, aquando da decisão de desvincular a área do futuro Freeport, da área de protecção da Reserva Natural do Estuário do Tejo?

- Poderia expor, numa entrevista televisionada, por exemplo, as fundamentações técnicas, os pareceres, os critérios que na altura lhe fizeram optar por tal decisão.
- Poderia descrever detalhadamente e com outros seus colaboradores da época, todos os passos que levaram ao licenciamento do empreendimento do tal Freeport.
Dando a conhecer isto ao País, estava apenas a cumprir o seu papel, demonstrando que não havia realmente motivos legítimos para se duvidar da honestidade do primeiro-ministro.
Ao não fazer nada disto (que estaria naturalmente ao alcance de um primeiro-ministro e líder do maior partido político) está a dizer implicitamente que há muita sujidade debaixo do tapete.
Ele e todos os que à sua sombra foram «medrando», estão na defensiva. Ele e toda a clique que tomou conta do aparelho de estado, com os privilégios associados, estão confinados a uma atitude defensiva, mesmo (e sobretudo) quando assumem uma postura de fuga para a frente.

Hoje, pode-se afirmar tranquilamente que Sócrates e o socratismo são cadáveres políticos ambulantes.

Manuel Baptista

2 comentários:

jotabe disse...

Este artigo sintetiza uma realidade que, infelizmente, a maior parte dos cidadãos, só irá conhecer quando já for tarde demais.Porque me preocupo com o futuro dos meus filhos e de todos os jovens deste país irei lutar com todas as armas de que disponho para ajudar a acabar com esta PANDILHA.

Anónimo disse...

O artigo de opinião de Mário Crespo, no JN de hoje, pode realmente levar muita gente ainda iludida a pensar:
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=M%E1rio%20Crespo

Ele é um jornalista televisivo célebre, talvez assim as pessoas dispertem para a realidade? Estamos num país em vias de ser controlado por uma máfia totalitária, ao serviço de enriquecimento pessoal dos detentores do poder. Os sinais são evidentes, não apenas com o caso Freeport, mas também com a maneira como se «faz justiça» noutros casos não menos graves.
Manuel Baptista