20090418

Somos mais do que professores do ano...

Professor do ano:
  • professor do ano foi aquele que, com depressão profunda, persistiu em ensinar o melhor que sabia e conseguia os seus 80 alunos.
  • professor do ano foi aquela que tinha cancro e deu as suas aulas até morrer.
  • professor do ano foi aquela que leccionou a 600 km de casa e só viu os filhos e o marido de 15 em 15 dias.
  • professor do ano foi aquela que abandonou o marido e foi com a menina de 3 anos para um quarto alugado. como tinha aulas à noite, a menina esperava dormindo nos sofás da sala dos professores.
  • professor do ano foi aquele que comprou o material do seu bolso porque as crianças não podiam e a escola não dava.
  • professor do ano foi aquele que, em cima de todo o seu trabalho, preparou acções de formação e se expôs partilhando o seu saber e os seus materiais.
  • professor do ano foi aquela que teve 5 turmas e 3 níveis diferentes.
  • professor do ano foi aquele que pagou para trabalhar só para que lhe contassem mais uns dias de serviço.
  • professor do ano foi aquele que fez mestrado suportando todos os custos e sacrificando todos os fins-de-semana com a família.
  • professor do ano foi aquele que foi agredido e voltou no dia seguinte com a mesma esperança.
  • professor do ano foi aquele que sacrificou os intervalos e as horas de refeição para tirar mais umas dúvidas.
  • professor do ano foi aquele que organizou uma visita de estudo mesmo sabendo que jorge pedreira considerava que ele estava a faltar.
  • professor do ano foi aquele que encontrou forças para motivar os alunos depois de ser insultado e indignamente tratado pelos seus superiores do ME.
  • professor do ano foi aquela que se manifestou ao sábado sacrificando um direito para preservar os seus alunos.
  • professor do ano foi aquele presidente de executivo que viveu o ano entre o dever absurdo, a pressão e a escola a que quer bem, os colegas que estima.
  • professores do ano, todo o ano, fomos todos nós, professores, que o continuamos a ser mesmo após uma divisão absurda.
  • professor do ano... tanto professor do ano em cada escola, tanto milagre em cada aluno.
...
***** ADENDA ****

jpvideira disse...
olá, boa noite. o texto do post é de minha autoria. chegou aqui já cortado/alterado. o original foi postado por mim nos "dias do fim" (http://diasdofim.blogspot.com/2008/11/professor-do-ano.html) em 24 de novembro de 2008. é bom saber que o texto continua "vivo". só escrevi este comentário porque uma das etiquetas do post é "desconheço o autor". pronto, agora já conhece... um abraço. jpvideira

Obrigada JP! Parabéns pelo texto! Obrigada,
M.

6 comentários:

Anónimo disse...

9 turmas, quase 200 alunos ...

Ass: Maria

Anónimo disse...

"Graças a Deus que não sou professora!" infelizmente foi exactamente isto que me veio à mente. sou mãe apenas!!!
mas como AAE bem vejo a pressão que fazem nos professores passam a maior parte do dia a dar aulas, em reuniões e a atender pais, muitas vezes me pergunto quando estarão com a família, pois ainda é necessário preparar aulas.

Anónimo disse...

Felizmente exerci funções docentes anteriormente a estes dias negros que preenchem a vida dos Professores actualmente. Enquanto, em exercício de funções, tive sempre muito trabalho e pus todo o meu empenho em aquilo que fazia. Também estava sujeita a processos de avaliação sérios e mais honestos do que aqueles que agora se pretende aplicar ao trabalho dos professores. A avaliação tinha caracter de avaliação contínua, com base em objectivos definidos pelo próprio professor, submetidos á apreciação do Conselho do Grupo Disciplinar e ratificados finalmente pelo Conselho Pedagógico.
Quotas? Não faz sentido.
Se se alega que os professores têm de ser avaliados como o são os trabalhadores das empresas, eu digo, CLARO QUE SIM. Porém, ao docente, no final da sua avaliação, dever-lhe-á ser atribuída a menção correspondente à realidade, em vez de uma inferior, só por que não cabe na quota de Professor Titular.
Seria honesto dizer ao Professor que possuí a categoria de Professor Titular, mas que não tinha vaga aberta no quadro da escola, se fosse esse o caso. Assim, cada um, individulmente, adaptaria a sua vida familiar e particular às condições de trabalho que se lhe ofereciam, nomeadamente, deslocar-se ou aguardar vaga perto da sua área de residência.
18-04-2009

Anónimo disse...

Desculpem, mas esqueceram-se de referir como Professores do ano aqueles Professores que no fim do seu dia de trabalho vão a casa de um aluno canceroso, impedido pela doença de frequentar a escola e a quem o ministério da educação(com minúscula)se negou a nomear professores para o acompanhar. Um exemplo de solidariedade de Grandes Profissionais.
(Não sou professor).

jpvideira disse...

olá, boa noite. o texto do post é de minha autoria. chegou aqui já cortado/alterado. o original foi postado por mim nos "dias do fim" (http://diasdofim.blogspot.com/2008/11/professor-do-ano.html) em 24 de novembro de 2008. é bom saber que o texto continua "vivo". só escrevi este comentário porque uma das etiquetas do post é "desconheço o autor". pronto, agora já conhece... um abraço. jpvideira

Anónimo disse...

Tratarei disso JP,

obrigada!
Abraço,
M.