20071006

Sobre encerramentos de empresas... autogestione-se

Strike-Bike

Comunicado de imprensa da FAU-AIT

Hamburgo/Nordhausen, 19 de setembro de 2007:

Fábrica de bicicletas é ocupada e autogestionada por seus trabajadores/as

Os/as 135 trabalhadores/as da Fábrica de Bicicletas Bike Systems GmbH em Nordhausen, Região de Thüringenque, que ocupam a fábrica desde o dia 10 de Julho de 2007, decidiram retomar a produção de bicicletas em regime de autogestão. De modo que o projeto seja bem sucedido, eles devem receber 1.800 pedidos de bicicletas antes do dia 2 de outubro. O pessoal da fábrica está trabalhando em conjunto com a organização anarcosindicalista alemã FAU (União de Trabalhadores Livres), que lançou uma campanha através da página www.strike-bike.de.

Há três meses, o pessoal desta fábrica, situada no sul do montanhas Harz, mantém ela ocupada em três turnos de vigilância. Querem impedir o fechamento definitivo, o desmantelamento e a venda da fábrica. Em 10 Agosto passado, a empresa (propriedade da estadunidense do Texas, Lone Star) apresentou o expediente de fechamento. A fábrica se encontra num estado deteriorado e os locais foram esvaziados, com exceção de uma parte. O pessoal cobra o salário desemprego, mas espera poder continuar trabalhando.

"Strike-Bike" (A Greve das Bicicletas) - as bicicletas da solidariedade de Nordhausen

Durante a ocupação, e a continuação de debates mantidos durante as visitas solidárias que tínhamos recebido, nós, trabalhadores/as da fábrica, pensamos retomar a produção. Dado que não se trata só de evitar o desmantelamento da fábrica e esperar a chegada de um novo investidor. Temos a oportunidade de mostrar a capacidade dos/as trabalhadores/as de desenvolver com êxito suas próprias iniciativas e de autogestionar a produção e a distribuição. A idéia da "Strike-Bike" está recebendo respostas muito positivas.

Se conseguirmos nosso objetivo de receber pedidos de 1.800 bicicletas produzidas em regime de autogestão, ajudaremos a difundir as idéias de solidariedade e daremos um apoio moral à companheiros/as que se encontram em situações semelhantes, lutando, como nós, para evitar a "reconversão total".

Temos encontrado a ajuda da FAU, que está promovendo por toda a Alemanha nossa luta e a venda da "Strike-Bike".

Para mais informação: www.strike-bike.de

A história da ocupação:
www.labournet.de/branchen/sonstige/fahrzeug/bikesystems.html

Para contactar com a fábrica e fazer pedidos de bicicletas:
»Bikes in Nordhausen e.V.«
c/o. André Kegel,
Bruno-Kunze-Str. 39 - 99734 Nordhausen
Telefone: 03631-622.124 y 03631-403.591
Fax: 03631 - 622 170
eMail: fahrradwerk@gmx.de

Para mais informação sobre a campanha do Grupo de Solidariedade com a Strike-Bike da FAU:

Folkert Mohrhof
- telefone 0179-4863252 y ...
De segunda à sexta das 10h às
15h, também no telefone:
+49.40-20.90.68.96
presse@strike-bike.de

nota: a linguagem da tradução é de um dos países da CPLP... mesmo que não gostem prefiro esta à língua de sua majestade...

Sem comentários: