20071122

A novela de terror continua

Vizela: Pais não querem alunos de volta ao ensino público

"A Associação de Pais do Colégio de Vizela recusa-se a aceitar uma ordem da DREN para que 15 alunos regressem a escolas públicas, considerando que «viola as leis em vigor».

«Não vamos ceder e avisámos a responsável da DREN de que o povo de Vizela está habituado, há décadas, a lutar contra as injustiças», disse à Lusa Paulo Freitas, presidente do organismo.

O dirigente associativo afirma que a DREN «quer violar o direito dos pais a escolherem o local onde querem que os seus alunos estudem, apenas para poupar dinheiro».

(…)No presente ano lectivo, o Colégio constituiu três turmas no 5.º ano devido ao facto de lhe ter sido enviada pelo Agrupamento de Escolas uma aluna, sinalizada como necessitando de «curriculum especial», o que impede que tenha aulas numa turma com mais de 20 estudantes.

(…)A Associação de Pais acusa a DREN de ter chegado ao cúmulo, por razões economicistas, de querer retirar a aluna do 5.º ano enviada pelo Agrupamento como necessitando do estatuto de «curriculum especial ou alternativo», alegando que já não está nessa situação, «quando todos os relatórios médicos e escolares assim o indicam».

(…)Os pais - acrescentou - não aceitam também que a DREN queira acabar com o estatuto de «curriculum alternativo» ou «curriculum escolar próprio» de dois alunos do sétimo ano, que dele necessitam, como forma de reduzir de três para duas as turmas daquele ano no Colégio.

A associação avisa que «os pais andam angustiados» e que os alunos não querem sair do Colégio, e promete, por isso, «endurecer» a luta, recorrendo nomeadamente aos tribunais, caso a DREN não retire a ordem de retirada dos 15 educandos.

A Lusa contactou a responsável da DREN, Margarida Moreira, mas não conseguiu obter uma resposta, até ao momento.

Contactado pela Lusa, o director do Colégio João Monteiro disse que aguarda uma decisão final da DREN «para agir em conformidade em defesa da legalidade»."

Fonte: Diário Digital / Lusa / 22-11-2007 12:19:00

Sem comentários: