Por Clara Vasconcelos, Jornal de Notícias"Investigador põe a nu as lacunas educativas na acção dos centros de acolhimento
Tiago Neves, investigador da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, passou um ano em trabalho de campo num centro educativo e constatou que a indefinição da lei tutelar educativa, a severa disciplina sobre os técnicos que ali trabalham, bem como alguma deficiência na organização do trabalho resultam num falhanço da reeducação e reinserção social dos jovens delinquentes ali acolhidos.
O objectivo principal "é a atenuação da insegurança subjectiva e a redução da ocorrência de ilícitos". A educação fica prejudicada também devido ao facto dos técnicos mais especializados estarem "assoberbados com trabalho administrativo", ficando os jovens entregues a maior parte do tempo aos monitores - menos especializados, apesar da longa experiência que alguns já têm.
Era necessário igualmente que os técnicos mais especializados, como sociólogos, psicólogos, etc, passassem mais tempo com os jovens e que os monitores tivessem uma formação mais específica."
20071219
Estado falha na reinserção de jovens delinquentes
Algumas indicações sobre as conclusões apresentadas em uma tese de doutoramento:
Palavras-chave
centros de acolhimento,
Clara Vasconcelos,
JN,
lacunas educativas,
Tiago Neves
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário