20080303

Educação Especial: algumas melhorias

«A maioria socialista deverá aprovar terça-feira alterações ao novo diploma sobre necessidades educativas especiais (NEE), criando a possibilidade de estas crianças frequentarem instituições de educação especial, caso os apoios no ensino regular se manifestem "comprovadamente insuficientes".

A Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República realiza terça-feira uma apreciação parlamentar àquele diploma, que define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular e cooperativo, a pedido do PSD e CDS/PP.

De acordo com uma das propostas do PS entregue hoje no parlamento, a que a Lusa teve acesso, os intervenientes no processo de referenciação e de avaliação dos estudantes podem "propor a frequência de uma instituição de educação especial", nos casos em que a aplicação das medidas previstas no diploma se revele "comprovadamente insuficiente em função do tipo e grau de deficiência do aluno". (...)»

Fonte: Lisboa, 02 Mar (Lusa)


... importa saber se ainda se ficam, apenas, pelo apoio a NEE de carácter permanente (com tudo o que isso tem de relativo). Caso o mantenham, a desgraça é ainda enormíssima ...

Vale a pena ler a notícia toda. Há boas propostas mas ... ver para crer e atenção às NEE de carácter temporário
(com tudo o que isso tem de relativo).


1 comentário:

Goretti disse...

Não tem a ver com este post, mas estive a ver a lista e o "Memórias Soltas de Prof" está repetido.

(Moriae, tirei o teu nome da lista do almoço. Volto a colocar quando confirmares, ok?)

Um abraço

(E, já agora, dia 8 não se deixem provocar. Deve haver quem esteja mortinho por isso...)