20080323

Era o que faltava!

21 Agrupamentos e Escolas do Distrito de Coimbra pediram a suspensão da Avaliação do Desempenho de Professores, devido à impossibilidade de a implementar. O processo é extremamente complexo e burocrático! As escolas não têm os Regulamentos Internos adaptados! Nem os Projectos Educativos respectivos! Nem os Instrumentos do Conselho Científico! Nem consideram o modelo justo! Nem coerente! Nem vêem pertinência em definir, retroactivamente, os seus objectivos individuais! Nem percebem por que razão os Professores Contratados têm de servir de cobaias de um processo mal conduzido, desde a primeira hora! E existe, Senhora Ministra, a suspensão soberana decretada pelos Tribunais!

A Senhora Ministra diz que não! E repetiu-o hoje, dia 22 de Março de 2008, mais uma vez! Nenhuma escola tem poder para suspender a avaliação! Era o que faltava! A avaliação é para continuar!

Mas, 21 Presidentes dos Conselhos Executivos de Agrupamentos e Escolas do Distrito de Coimbra, a que se podem juntar muitos, muitos mais, pediram a suspensão da Avaliação! Outros até já o suspenderam mesmo, exemplarmente, em reunião geral de Professores! E fizeram-no, certamente, em representação das escolas que dirigem! E fizeram-no com a legitimidade que a eleição democrática nas suas escolas lhes impõe! Sabem todos eles, e sabemos todos nós, que este modelo de Avaliação do Desempenho não é exequível, se quisermos que seja justo, equilibrado e que traduza, de facto, a avaliação do trabalho desenvolvido pelos Professores!

Mas…mas a Senhora Ministra insiste e persiste no erro! E agora?! Qual é o passo seguinte?! O que é que os Professores de todas estas escolas exigem aos seus Representantes?! A Senhora Ministra não foi eleita pelo povo! Até é, ao que consta, Independente! Mas, os Senhores Presidentes dos Conselhos Executivos não podem dizer o mesmo! Foram eleitos! E trabalham, lado a lado, com os Professores! Não podem, certamente, achar num dia que a Avaliação não é exequível e, no outro dia, implementá-la contra a vontade dos seus eleitores!

E agora?! De que lado, pensam ficar?! Como vão reagir e agir?! Estamos todos ansiosos por saber se é Maria de Lurdes Rodrigues que pode contar convosco, se somos todos nós que vos elegemos! O que têm a dizer àqueles que ficaram do vosso lado na hora de votar?!

Marta Lourenço

Sem comentários: