20080304

"Esta tentativa descarada por parte da Televisão Pública de serenar os ânimos não resultou!"

A revolta era grande! Hoje ficou maior! Esta tentativa descarada por parte da Televisão Pública de serenar os ânimos não resultou! Nem poderia! Não estamos a lutar pelos vencimentos congelados que temos há anos! Estamos a lutar pelo futuro dos nossos filhos! Estamos a lutar por Portugal! São os futuros políticos que estão hoje nas nossas mãos! Os futuros médicos! Os futuros advogados! Os futuros Juízes! Os futuros jornalistas! Os futuros isto e aquilo que hão-de ou não fazer deste país um Portugal melhor ou nem por isso! A RTP, depois do debate aceso da última semana e do abrir de olhos, lento, é certo, desta sociedade tomada pela Ministra desde a primeira hora, convidou os amigos da senhora para varrer a má impressão e a falta de senso deixadas. A jornalista, talvez com ambições políticas, esforça-se por limpar o sorriso negro da Ministra e do qual todos os Portugueses, a pouco e pouco, se vão apercebendo! A revolta, hoje, ficou maior! Maior pelo descaramento revelado! Maior pela intenção subjacente! Maior pela sugestão deixada de criar, não sei mesmo se por indigitação, mais interlocutores! Intérpretes para as reformas inexequíveis de um Ministério que tenta, a todo o custo, impor e alargar o caos e a ignorância! Terá sido mesmo este o objectivo de fazer um programa de televisão sobre Educação em duas semanas seguidas? Propor mediadores? Criar, rapidamente, mais um Conselho qualquer que apareça aos olhos da sociedade como representante dos professores? Os professores já têm representantes que cheguem! É a eles que pagam as suas quotas! É neles que confiam! É com eles que exigem que o Ministério se sente à mesa e dialogue! Mais mediadores para quê, se a Senhora Ministra se recusa a falar com os que já existem? Mais mediadores para quê, se a Senhora Ministra já se faz representar, grande parte das vezes, pelos seus dois mensageiros? Se já criou, ela própria, vários Conselhos supostamente para representarem a voz dos professores! O Conselho de Escolas não tem sabido ser suficientemente convincente? Não tem conseguido passar a mensagem proposta pelo Ministério? Quem conseguirá?! Como poderá?! Só Fátima Campos Ferreira! Só ela percebe a Senhora Ministra! Só ela a entende! Só ela a compreende! E, talvez por isso mesmo, a Senhora Ministra utiliza este novo meio de mandar recados! A Ministra disse a Fátima Campos Ferreira que Sentenças transitadas em Julgado não tinham, afinal, transitado em Julgado! E Fátima Campos Ferreira deu o recado a todos os Professores! Será preciso mais mediadores?! Para mim, chega-me esta: Fátima Campos Ferreira! E, como me chega, mas não me satisfaz, no dia 8 de Março lá estarei! De corpo e alma, na esperança de que o país veja na cor da minha roupa a agonia arrastada em que este Ministério da Educação transformou a alegria de 25 anos de trabalho! Que ninguém falte para que Maria de Lurdes Rodrigues e a sua amiga Fátima Campos Ferreira saibam onde estão e quantos são, afinal, os mediadores!

João Luís

9 comentários:

olhaqui disse...

Apoiado a 200%.

O debate desta noite foi simplesmente... NOJENTO!!!

Um autêntico e descarado jogo de compadrio....

Será que também imaginam que o professorado é cego??!!!

C.C. disse...

Afinal o que querem os Professores?
Os resultados no Ensino são tão baixos, que não sei de onde lhes vem tanta sensibilidade.
Eu gostava de ver primeiro alunos bem preparados e comportamentos normais dos alunos nas aulas. O Professor além de ensinar também deve educar
Produzam primeiro
Depois da imagem que dão, como terão autoridade e prestígio perante os Alunos?

Anónimo disse...

oh Albino, és tu que andas aqui?

Não sejas palerma, com o dinheiro que recebeste da Sinistra aluga mas é uns autocarros e leva os poucos Pais (que representas) e os filhos (alunos) a Lisboa no sábado... não sejas bronco, junta-te àqueles que são na verdade os teus "patrões" - os cidadãos!

É que se não te juntas fica aqui combinado que vais ter de me devolver o dinheiro que a Sinistra te deu... eu não autorizei que tal acontecesse. Já viste o que te vai acontecer? Ganhaste a Sinistra mas perdeste-me a mim... apanha tronco!

Anónimo disse...

Não concordando com o comentário do(a) c.c., terei de lhe dar razão em parte, pela forma grosseira que este anónimo lhe respondeu. De facto assim não se chega a lado nenhum.

C.C. — É preciso estar-se informado(a) da realidade escolar,antes de se responsabilizar unicamente os professores pelo fracasso da escola.

Pata Negra disse...

É exactamente o que eu senti!

Pata Negra disse...

É exactamente o que eu senti!

Anónimo disse...

CC,
se nos deixassem ensinar devidamente a coisa seria diferente ...

Anónimo disse...

os profs estão a avaliar a sinistra da avaliação.
oito dias depois do desfile de Lisboa a comissão liquidatária do largo dos ratos desloca-se ao Porto. o comício ocorre à margem do fantasporto porque é tragico-cómico

Anónimo disse...

CC

Eu também gostava de ver os alunos mais bem preparados! E de os conseguir preparar melhor! É, precisamente, essa a nossa luta! Os professores cumprem ordens! E enquanto as ordens do Ministério da Educação forem para melhorar as estatísticas e não a preparação dos alunos...não poderemos fazer nada! Se me permite um conselho...junte-se a nós! E diga à Senhora Ministra que deixe os professores trabalhar e terá, V/ Exa. os resultados que deseja!

João Luís