20080424

Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem

Lá como cá são os sindicatos que estruturam a luta.
Se este governo continuar a fazer da Educação aquilo que a Tatcher fez em Inglaterra e se não aprendermos com esse exemplo, corremos o risco desta notícia se referir a Portugal daqui a 21 anos e não termos sindicatos nessa altura. De quem será a culpa? De todos aqueles que por interesses inconfessos pregam a destruição das estruturas que a tanto custo foram erguidas e que sempre defenderam os interesses dos docentes e que se alguns resultados foram obtidos se deveu a estarmos todos unidos - Os Professores (que se encontram nos sindicatos e nas escolas).


(Com as devidas vénias à SIC, o sublinhado e comentário são meus.)

15 comentários:

Anónimo disse...

Os sindicatos prometem ... prometem ... pqp os sindicatos que nos traíram.
A ti, não, pois não? Pois ... porque será.
Decidiram por nós sem o nosso acordo. Os dados não são claros, os acordos tb não.
Que tal criares um blogue para ti?
Se os sindicatos funcionam como mostraram, mais vale estar nas lutas de treta. quem és tu para apelidar 'lutas de treta' a dos professores?
Francamente ...

Anónimo disse...

Eu gostava de ter acesso ao texto integral do “entendimento” entre a plataforma e a ministra

http://joaotilly.weblog.com.pt/

anahenriques

Gato disse...

Cara M
Vim para este blog a teu convite.
Respeitei as tuas opiniões pq por vezes concordava com elas e pq te respeito (mesmo quando não estou de acordo). Não te pedi nada (se bem me lembro) nem me deves nada (tenho a certeza) portanto é tão fácil como isto: Não queres que participe? Só tens de o dizer. Admira-me que esqueças a verticalidade e isenção que sempre te vi defender. Apenas consigo explicar isso recorrendo a mal entendidos (não comigo)que penso terem vindo a acumular-se e à frustração de quem não consegue obter resultados imediatos (é natural, tb gostaria de os ter). Agora as leituras que estas a fazer de mim são insultuosas e penso que provém de uma grande mágoa. Não sou responsável por ela M e conhecendo-me (alguma coisa) sabes que o que tenho para dizer o digo alto e bom som, aos gritos quando necessário. Lamento que mistures águas. Pelo meu lado continuo disponível para te ouvir e ajudar no que puder.
Um abraço

Anónimo disse...

Gato,

Os Sindicatos com uma estrutura toda montada de meios humanos e logísticos, com dinheiro e com acesso a um banco de dados de (quase) todos os professores, deixam LOUCOS Á SOLTA ATIRAREM-SE CONTRA OS PROFESSORES e os sindicalistas o que fazem? ANDAM A BANHOS...A METER GOLOS NA BALIZA DO ADVERSARIO. há 3 anos!!! E continuam...!!!
Vai ser,decerto, por (muito) pouco tempo.

Dirigente Sindical (ajudei á fundação e desenvolvimento de um sindicato de professores)

Estou MUITO BEM INFORMADA. como poucos o estão. E espero que nao me façam falar...Estou com muita paciência.
Anah

Anónimo disse...

dispenso tons meios paternalistas. Mal nos conhecemos. as pessoas dizem o que querem e publicam o que querem. assim como me criticam tb critico. insultuoso é dizer 'lutas da treta'.
sou vertical e continuarei a ser. pago o preço mas ... a morrer de pé, caio como os outros.
faz o que quiseres. nem quero saber. o que percebi por estes dias dá-me para rir porque ... vai tudo cair de podre ...

Gato disse...

Fala à vontade.
O sindicato em que me revejo não luta à 3 anos (nem eu, já agora). Não me revejo em todos (na verdade a maioria não me inspira confiança mas não pelas razões que têm sido apontadas).
Quanto ao momento actual vejamos:
Como exercício façamos o seguinte percurso; a plataforma não assinou, as concentrações decorreram como sabemos (mais ou menos profs tanto faz) e hoje ao acordar víamos o seguinte, a última providência cautelar foi chumbada, o processo de avaliação (protelado até hoje por força dos tribunais) iniciou-se, e agora? Agora?? Toca a despachar pq os CE pressionados já não têm qq defesa, a lei passou a estar do lado da Sra Rodrigues, as escolas têm de criar todos os mecanismos para a avaliação, etc, etc...
E nós? Nós? Greve? Manifestação de 145 000? Toda a opinião pública agora contra? Pq os meninos não podem ser prejudicados? Pq as férias dos papás têm de acontecer? Pq os docentes (papás e com férias tb) saltam fora... Nós???!!
Estariamos num buraco como já aconteceu noutro país onde após um longo período (mais de 1 mês) de luta foram obrigados a aceitar condições piores do que aquelas por que inicialmente se recusaram.
Isto não é uma batalha!!! Isto é uma guerra!!! Não começou com o sr. Pinto de Sousa. Começou antes. Perdemos terreno (estatuto do ME) perdemos ainda outras batalhas (salários, condições, respeito, etc) e agora ganhámos a primeira grande batalha, a guerra continua, outras batalhas se seguem. Quando venceremos? Lembrando-me de outros tempos... Vai levar anos!!! Mas venceremos pq temos de factos alguns sindicatos que são de professores, têm estado sempre connosco, pq se negociaram com outras estruturas uma frente unida que nos permitiu chegar até aqui.
Próximo ano lectivo??? Se nos mantivermos unidos e continuarmos a boa luta?? VAMOS VENCER!!!
A sra Rodrigues não passa de um traque na história! O sr. Pinto de Sousa? Já anda a intervir para que lhe facilitem a vida...
Venceremos, não tenham dúvidas!!!
Podemos perder? Pois... Continuem a criar dissensão infundada, não questionem seriamente, digam que disseram isto e aquilo, não questionem seriamente os sindicatos e continuem a proceder como aves na capoeira com raposo e perdemos.
Saúde

Anónimo disse...

Isto parece mais uma plataforma de anarcosindicalistas do que professores que se preocuoam com a Escola Pública. É a minha opinião...

Anónimo disse...

LOLLLLLLLLLLLLLLL! Boa malha, anónimo! ehehehehehhehe
Volte sempre!!!!

Anónimo disse...

Cada escola deveria formar uma associação de professores e as diversas associações uma federação, num movimento genuino de professores e não de jogos de interesses e de bastidores como têm feito os sindicatos.

Anónimo disse...

Para que o sr. gato não se assanhe desnecessariamente convém recordar, é claro que os tempos são outros, mas explique lá qual foi então a necessidade dessa sua esquerda se ter apropriado da CGT Anarco-Sindicalista? Nem era preciso tal o andamento da normalidade...

E mais simples, explique lá então o que andaram a fazer durante estas três décadas aqueles que ainda hoje se dizem representantes legais de uma classe? Defendera, afinal o quê?

Foi para isto que ao longo da História dão lições destas? Sabem porventura aquilo que estão a fazer? Expliquem então! Não há nenhuma explicação válida a não ser VENCEREMOS1 Tá a brincar com quem? Quem é que vence amigo? E com amigos assim precisa de mais o quê? De quem faça o caixão? Sinceramente... cegaram.

Quais são os objectivos? Políticos? Bom proveito.

Ponha areia noutra engrenagem que seguramente esta nada tem a ver com isso.

Tão pouco a areia que transporta nesta é meramente aproveitada para se colocar no seu devido lugar... na praia... que com desassoreamentos também não alinho.

Deixem os rios correr para o mar, ou o Mário só serve os desígnios do partido... já com o Zeca se enganaram.

Anónimo disse...

Anónimo das 5:32
Que confusão.
Pretende chegar onde?
De facto a esta hora até tem desculpa. CGTP anarco sindicalista???
Objectivos políticos? Quem quer enganar?
^|^

Anónimo disse...

Foi dito CGT e não CGTP... porque a essa ainda lhe faltava o IN.

Não, reafirmo: CGT

Anónimo disse...

Já leu o Coice de Mula?

Leia e depois fale...

Anónimo disse...

Gostava de saber se o Mario Nogueira já mudou de opinião ou ainda considera que os professores do ensino basico e secundario estavam melhor pagos que os do politecnico e universidade.
É que as carreiras dos professores das universidades estavam aferidas pelas carreiras dos juízes e as dos zecos pelas dos tecnicos superiores da função publica.
E têm subsidios de exclusividade e tudo. Etccccccccccccc.

Eu (cá) gostava de saber.

Anónimo disse...

E dão 12 h de aulas por semana,
pagam-lhes congressos, têm sabáticas, bolsas p doutoramento e mestrado, etc etc