20080523

É URGENTE SUBSCREVER ESTE APELO!

3 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar é melhor estar isolado como no tempo de Salazar!!?? Esta malta precisa é de emigrar para a China Vermelha...

karadas disse...

Importantes considerações sobre a formação contínua de professores. Ler em http://ocantinhodaeducacao.blogspot.com

Kaotica disse...

Senhor(a) anónimo(a)

No tempo do Salazar estávamos "orgulhosamente sós", como o próprio dizia. Não é um tempo exemplar pois havia a guerra colonial, a escola não era obrigatória (havia o interesse de manter o povo o mais ignorante possível) e, tal como agora, reinavam os grupos económicos que acumulavam riqueza. Além disso havia uma ditadura, uma polícia do Estado, tortura e repressão. O que acabou com tudo isso não foi a CEE, hoje União Europeia, foi o 25 de Abril.
Agora estamos mal acompanhados porque por detrás da capa de uma democracia cada vez menos democrática, temos uma situação idêntica à do tempo do Salazar, apenas (o que é muito!) podemos espernear e falar e gritar (só que este povo não gosta de dar nas vistas, é muito discreto e ordenado e nunca foi educado para a cidadania nem para exercer os seus direitos e deveres). Este governo não passa de um executivo às ordens de Bruxelas, um pau mandado cujas políticas nem sequer são suas, recebem-nas às paletes da União Europeia, comem, calam e cumprem e vão-se abotoando com os cargos que lhes cabem enquanto forem cumpridores.
Não defendo o isolamento, defendo uma Europa verdadeiramente cooperante e democrática, capaz de gerir e dividir os recursos de uma forma racional. Não é isso que temos e os povos estão a aprender pelo sofrimento, lentamente à medida a que vão perdendo todos os direitos conquistados: no trabalho, na educação, na saúde. O fosso entre ricos e pobres é cada vez maior e são as políticas neoliberais que geram e promovem esta desigualdade. Quanto à China, nunca me agradou: talvez tenha agradado em tempos a maoístas como o Durão Barroso que deram no que deram e que estão onde estão. O povo enganado votou nesta maioria contra Durões e as suas políticas e agora comem com elas a partir de cima. Este governo apenas se limita a cumprir as ordens dos senhores de Bruxelas e do Grupo Bilderberg, cujo objectivo é acabar com o sistema democrático. É a democracia e a liberdade dos povos europeus que está em causa e os povos já começaram a unir-se para derrotar esta afronta institucionalizada.