20080612

Do I need to say more???

Bloqueio chega ao fim com a “benção” das transportadoras
09:00 12-06-2008

Já passava das duas da manhã quando as transportadoras reunidas no Expo-Salão da Batalha anunciaram que aceitavam os termos do acordo negociado entre a ANTRAM e o Governo. De acordo com o ministro Mário Lino, a situação dos combustíveis em Portugal deverá regressar à normalidade nos próximos dias, graças ao término da paralisação dos camionistas, que desde segunda-feira ameçou “parar” o país.

No entanto, a comissão organizadora dos protestos anunciou que irão formar em breve uma nova associação para defender os interesses do sector, uma vez que não se revêem inteiramente nos objectivos defendidos pela ANTRAM.
Em entrevista à SIC Notícias, Mário Lino mostrou-se satisfeito com o resultado obtido na reunião de camionistas realizada na Batalha, de onde resultou, entre outros pontos, a promessa de que brevemente será realizada uma reunião entre o Governo, a ANTRAM e a nova comissão de camionistas para continuar a debater os problemas da classe.

Desta forma, o Governo voltou a ter que ceder, face à subida constante dos preços dos combustíveis, dando assim origem a um acordo com a ANTRAM, que mereceu o compromisso do Movimento Independente das Micro e Médias Empresas Ligadas aos Transportes, que paralisou a distribuição de bens pelo país. Todavia, o acordo não teria saído se o Governo não tivesse cedido relativamente ao congelamento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em 2009, e o imposto de camionagem durante os próximos três anos. [...]
No pacote de oito medidas, que ficou fechado, estão contidas quase todas as exigências dos camionistas [...]

1 comentário:

Manuel Baptista disse...

Vai haver problemas de abastecimento, porque continua a luta dos camionistas em Espanha. Inclusive os camiões portugueses tâm ficado retidos no lado francês de fronteira, do lado francês.
Importamos muitos géneros alimentícios de Espanha. Além de que quase todo o movimento de mercadorias terrestre se faz por rodovia.
http://www.rojoynegro.info/2004/spip.php?article22716

http://audio.urcm.net/spip.php?article2640