- Há 70.000 crianças fora do sistema público de educação pré-escolar, quando se sabe que as despesas com este nível de Educação serão exactamente as mesmas, não havendo qualquer crescimento ou actualização.
- Se acentuou, nos últimos três anos, a tendência regressiva no apoio a crianças com necessidades educativas especiais, havendo hoje menos 40.000 alunos com apoio educativo especializado. Tal traduziu-se, ainda, no aumento do número de alunos por turma, no agravamento das condições de ensino para os professores e de aprendizagem para a generalidade dos alunos, ao mesmo tempo que os números do desemprego crescem também devido à redução do número de turmas e de professores para esses apoios, o que corresponde à intenção do Governo.
- (...)
- É pouco o investimento na formação especializada e complementar de docentes em áreas fundamentais como são a da educação especial, da gestão curricular ou da supervisão educativa, ao mesmo tempo que a formação contínua está, praticamente, sem financiamento, o que tem obrigado milhares de professores, ilegalmente, a pagarem a sua própria formação profissional, a qual é do interesse geral do país.
- Uma política desastrosa de encerramento de escolas e insuficiente apoio às autarquias para a requalificação dos edifícios escolares ou para a necessária construção de novos e modernos complexos educativos, que, ao contrário do prometido, ficou em cerca de 1/3 das necessidades devidamente identificadas. (...)" (26.08.2008, O Secretariado Nacional, FENPROF)
Foi fatal não confiar nos professores
Há 16 horas
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