20080829

"o valor da verba para a Educação em 2008 atingiu o mínimo histórico de 3,5% do Produto Interno Bruto"

...
Imagem: Cartoon do Anterozóide em Espectáculos em Setembro 3

Nota à Comunicação Social (FENPROF) "(...) em Portugal:
  • Há 70.000 crianças fora do sistema público de educação pré-escolar, quando se sabe que as despesas com este nível de Educação serão exactamente as mesmas, não havendo qualquer crescimento ou actualização.

  • Se acentuou, nos últimos três anos, a tendência regressiva no apoio a crianças com necessidades educativas especiais, havendo hoje menos 40.000 alunos com apoio educativo especializado. Tal traduziu-se, ainda, no aumento do número de alunos por turma, no agravamento das condições de ensino para os professores e de aprendizagem para a generalidade dos alunos, ao mesmo tempo que os números do desemprego crescem também devido à redução do número de turmas e de professores para esses apoios, o que corresponde à intenção do Governo.

  • (...)

  • É pouco o investimento na formação especializada e complementar de docentes em áreas fundamentais como são a da educação especial, da gestão curricular ou da supervisão educativa, ao mesmo tempo que a formação contínua está, praticamente, sem financiamento, o que tem obrigado milhares de professores, ilegalmente, a pagarem a sua própria formação profissional, a qual é do interesse geral do país.
  • Uma política desastrosa de encerramento de escolas e insuficiente apoio às autarquias para a requalificação dos edifícios escolares ou para a necessária construção de novos e modernos complexos educativos, que, ao contrário do prometido, ficou em cerca de 1/3 das necessidades devidamente identificadas. (...)" (26.08.2008, O Secretariado Nacional, FENPROF)

Sem comentários: