[Reenvio do comunicado da CDEP.
Verifico que há um enorme temor dalgumas pessoas, por outras se manifestarem.
É curioso, pois isso reflecte uma visão totalmente destorcida da democracia: democracia vista sob um prisma «estatístico». Nisto, estão a macaquear o governo (embora inconscientemente).
Como sindicalista e como militante em defesa da escola pública, não vejo qualquer contradição com os meus ideiais e com a minha prática de estar -e apelar activamente para a participação- na manifestação.
O que me move é o além manifestações, o enraizar do movimento social que se está a erguer com cada vez maior força, movimento esse de afirmação de autonomia do campo popular em defesa do que é seu. O espaço da escola pública, não é o espaço do governo (e seus comissários!), nem sequer do estado (não é ele mais do que o fornecedor de um quadro físico e institucional). É o espaço da pólis, o espaço do povo e para o povo. Por muito formalizado que seja o ensino, por muita vertente profissional que tenha, ele é sempre expressão do ethos de um povo. Como tal, não pode/não deve ser açambarcado por ninguém.
Pela liberdade de ensinar e aprender!
Em unidade por uma escola PÚBLICA, UNIVERSAL, GRATUITA E DE QUALIDADE!!!!
ATÉ AMANHÃ.
Manuel Baptista ]
From: Carmelinda Pereira
carmelinda.pereira@meo.pt
Cara(o) colega,
A Comissão de Defesa da Escola Pública (CDEP) vai participar na manifestação do dia 15 de Novembro, em Lisboa, com o objectivo de que esta contribua para o reforço da unidade dos docentes com as suas organizações sindicais e para que – no seguimento do passo positivo dado pela Plataforma sindical dos professores, ao suspender a sua participação na Comissão Paritária de Acompanhamento do Regime de Avaliação do Pessoal Docente – esta Plataforma denuncie, formalmente, o “Memorando de Entendimento” com o ME, retirando dele a sua assinatura.
Entretanto, na moção que se dirige à Plataforma sindical a pedir-lhe a retirada da assinatura (colocada na Internet em http://www.PetitionOnline.com/mocaoecd/petition.html) já tem cerca de 650 subscritores, pertencentes a mais de 150 escolas.
Colega, se ainda não assinou esta moção, é muito importante que o faça – e convença outros colegas a fazê-lo – de modo a sermos milhares a dizer o mesmo que ficou expresso no movimento dos 120 mil, e dando assim força ao movimento sindical, sem o qual não poderemos ganhar as nossas reivindicações em defesa da profissão e da Escola pública.
Saudações fraternas,
Pela CDEP
Carmelinda Pereira
PONTO DE ENCONTRO DA CDEP NO DIA 15 DE NOVEMBRO (para o desfile na manifestação):
Rua Braamcamp: Esquina norte com o Marquês de Pombal (às 14 horas)
Dois Cartões de Natal
Há 16 horas
1 comentário:
A suspensão da participação na Comissão Paritária de Acompanhamento... por parte da plataforma de sindicatos, para já, não é mais do que isso mesmo, "suspendeu", o que significa que a qualquer momento também deixe de suspender. Pelo antes que "seja tarde", a plataforma deveria era tomar atitude global e não aceitar as políticas educativas deste (des)governo. O campus para a continuidade da jogada política mantém-se portanto para entreter o freguês.
A unidade dos docentes em relação aos seus representantes sindicais foi quebrada pelo comportamento dos próprios sindicatos... nada mais. As questões de fundo continuam por serem resolvidas e nisso seguramente todos estão de acordo: A LUTA CONTINUA EM TODAS AS FRENTES!
Se a manifestação de amanhã tiver pouca gente, o que não significará grande coisa pois a "qualidade" seguramente é de outra cepa, só quer dizer que afinal as estruturas sindicais afinal estarão contra docentes e educadores que assim se manifestam, o que voltamos ao mesmo: os sindicatos querem manter tudo "encarneirado" com que fim? A seguir ao 8 de Março foi o que se viu de "entendimento"... a seguir ao 8 de Novembro qual é a paisagem?
Que a manif de amanhã tome posição em relação à continuidade da luta e que adopte cada vez mais formas concretas de travar imediatamente esta política!
Força a TOD@S! E um "violento" silêncio, o enterro deste governo vai dar mais um passo...
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